O trabalho de professores de educação fisica escolar : adversidades e desafios
Marcell Rezende Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38t
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
91 p.
Orientador: Aparecida Neri de Souza
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O objetivo desta monografia é a análise das concepções que os professores elaboram sobre seu próprio trabalho e a compreensão das adversidades e dos desafios na construção do oficio de ensinar. Para apreender estas concepções, a pesquisa teve início na revisão bibliográfica, buscando...
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Resumo: O objetivo desta monografia é a análise das concepções que os professores elaboram sobre seu próprio trabalho e a compreensão das adversidades e dos desafios na construção do oficio de ensinar. Para apreender estas concepções, a pesquisa teve início na revisão bibliográfica, buscando compreender como o professor é analisado nas pesquisas sociológicas sobre a profissão, o trabalho ou o oficio docente. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa; trabalha com entrevistas e depoimentos sobre a profissão, enfocando a experiência do professor, ou, de forma mais específica, as dificuldades, os desafios e os problemas vivenciados. Para compreender a organização do trabalho docente, numa perspectiva macroestrutural, recorremos à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Essa classificação nos permite entender como a profissão docente é tratada na legislação. Da mesma maneira, buscamos dados estatísticos junto às duas Diretorias de Ensino de Campinas, vislumbrando fazer uma ampla caracterização dos professores da rede estadual da cidade. Como local de trabalho, selecionamos uma escola estadual. Os docentes, de forma geral, vivenciam uma constante tensão entre profissão e proletarização; entre qualificação e desqualificação. Para compreender esse fenômeno recorremos à análise das relações de gênero, visto que a grande maioria dos professores da educação básica são mulheres. No âmbito legal, a CBO também compreende que há um processo de desqualificação e precarização dos docentes. Entretanto, parece naturalizar as más condições de trabalho e a impossibilidade de colocar em prática a melhor formação docente ¿ inicial e continuada. Se há problemas no quadro atual da educação pública na cidade de Campinas, a escola estudada parece fugir à regra, se comparada a outras escolas estaduais da cidade; parece oferecer condições de trabalho para os professores desenvolverem suas atividades. As entrevistas revelam muitas dificuldades na vida profissional das professoras: a crise da autoridade docente, baixos salários, alta exigência emocional, número elevado de alunos por turma, contratos de trabalhos instáveis e temporários e dupla jornada de trabalho. Todavia, a possibilidade criativa e a autonomia quando estão frente aos alunos não podem ser substituídas e precarizadas. Essa é uma dimensão do trabalho das professoras que possibilita a expressão do prazer e da profissionalização. Esta monografia pretende contribuir ¿ mediante os estudos das representações que os professores constroem sobre sua prática docente ¿ para uma possível melhoria na educação pública do país
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Abstract: This monograph aims to analyse the conceptions that teachers have about their own work and the compreension of adversities and challenges in the construction of teaching labour.To understand these conceptions, the research has began with a bibliographic review to compreend how teacher is...
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Abstract: This monograph aims to analyse the conceptions that teachers have about their own work and the compreension of adversities and challenges in the construction of teaching labour.To understand these conceptions, the research has began with a bibliographic review to compreend how teacher is analised in sociological researchs about profession, work or teaching labour. This research has a qualitative aproach: works with interviews and testimonies, about the professions, focused on teacher experience, or, specifically, difficults, challenges and problems experienced. In order to compreend the teaching work organization, in a macrostructural perpective, we have studied the Classificação Brasileira de Ocupações -CBO- (Brazilian Classification of Occupations). This classification enables us to understand how the law deals with teaching profession. At the same way, we have estudied statistics data of the two Managements of Teaching in Campinas, aiming to do a wide characterization of the states teachers of the city. As work place, we selected a public school. Teachers, in general, live a constant tension between profession and proletarian conditions; between qualification and disqualification. So, to understand that phenomenon we analised the gender relationship, because basic education teachers are women in the great majorit. In the legal extent, CBO also reveals that there are a disqualification process and teachers¿ proletarian conditions. However, it seems to naturalize the bad work conditions and the impossibility of using the initial and continuous better teaching education. If there are problems in the current public education in the city of Campinas, the studied school seems to be an exception, if compared to other state schools of the city; it seems to offer better work conditions for teachers to develop their activities. The interviews reveal a lot of difficulties in the teachers' professional life: the crisis of the educational authority, low salaries, high emotional demand, high number of students per group, unstable and temporaries work contracts and double working day. Although, the creative possibility and the autonomy when they are in front of students cannot be replaced and in a precarious condition. That is a dimension of teachers' work that makes possible the expression of pleasure and professionalization. This monograph intends to contribute -by studying of the representations that teachers build on his/her educational practice - to a possible improvement in the country's public education
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