A pratica pedagogica da educação fisica a luz da individualização e o desenvolvimento da imagem corporal
Gisele Cerqueira Cumming
TCC
Português
TCC/UNICAMP C912p
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
62 p.
Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Na busca por um caminho dentro da prática pedagógica da Educação Física, questões sobre o desenvolvimento da Imagem Corporal e sua relação com os movimentos e a identidade da pessoa nos chamaram a atenção. Uma pesquisa iniciação científica sobre experiências e expectativas de atividades...
Ver mais
Resumo: Na busca por um caminho dentro da prática pedagógica da Educação Física, questões sobre o desenvolvimento da Imagem Corporal e sua relação com os movimentos e a identidade da pessoa nos chamaram a atenção. Uma pesquisa iniciação científica sobre experiências e expectativas de atividades físicas e sentimentos relacionados de pessoas com Anorexia Nervosa proporcionou-nos uma reflexão sobre como o modo de ser da Anorexia Nervosa pode apontar, na verdade, para uma intensa busca por si mesma, pela própria identidade. Estudando as questões da individualização e noções de corpo ao longo do tempo, observamos que no decorrer da história a organização de determinadas sociedades pode prejudicar o reconhecimento da própria individualidade dos sujeitos nelas inseridos. Assim o objetivo deste presente estudo é apresentar uma reflexão sobre as relações entre individualização, Imagem Corporal e Educação Física a partir de uma pesquisa exploratória ¿ descritiva sobre as experiências de pessoas com Anorexia Nervosa em relação com atividades físicas. Nas questões que cercam o tema da individualização, levamos em consideração que todo indivíduo se forma em determinado contexto de sociedade e cultura, assim apresentamos brevemente as noções de corpo a partir de grandes pensadores da antiguidade grega até o pensamento moderno, e suas influências até os dias de hoje. Um desenvolvimento pleno da Imagem Corporal necessita do reconhecimento, da própria individualidade, limites e potencialidades, frente às pressões sociais. A Educação Física, durante seu percurso histórico teve várias funções sociais, e até hoje possui diferentes abordagens pedagógicas. Acreditamos que uma aula de Educação Física pode ser um espaço seguro para o reconhecimento de si, desde que o professor seja sensível, que tenha sua Imagem Corporal bem delimitada e que saiba ser flexível para com as necessidades singulares de cada aluno
Ver menos
Abstract: In the search for a way inside of the pedagogical practice of the physical education, questions on the development of the body image and its relation with the movements and the identity of a person, called our attention. A previous scientific research on experiences and expectations of...
Ver mais
Abstract: In the search for a way inside of the pedagogical practice of the physical education, questions on the development of the body image and its relation with the movements and the identity of a person, called our attention. A previous scientific research on experiences and expectations of physical activities and feelings related of people with Nervous Anorexy provide-in us a reflection about how the way of being of the Nervous Anorexy can point, in the reality, to an intense search for their own identity. Studying the subjects about individualization and slight knowledge of body throughout the times, we observe that in elapsing of history the organization of determined society can harm the recognition of the proper individuality of their citizens. Thus the objective of this present study is to present a reflection on the relations between individualization, Body Image and Physical Education from an exploratory - descriptive research on the experiences of people with Nervous Anorexy, in relation with their physical activities. In the questions that surround the subject of the individualization, we lead in consideration that all individuals are formed in a specific context of society and culture, thus we present briefly the slight knowledge of body from great thinkers of the antiquity Greek until the modern thought, and their influence until the present. A full development of the body image needs the recognition, of the proper individuality, limits and potentialities, front to the social pressures. The physical education, during its historical passage had some social functions, and until today it possesses different pedagogical approaches. We believe that a class of physical education can be a safe environment for the recognition of itself. For this purpose the educator should be a sensible person, that has its well delimited body image and that knows to be flexible with the singular necessities of each pupil
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000414239
A pratica pedagogica da educação fisica a luz da individualização e o desenvolvimento da imagem corporal
Gisele Cerqueira Cumming
A pratica pedagogica da educação fisica a luz da individualização e o desenvolvimento da imagem corporal
Gisele Cerqueira Cumming
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra