A educação infantil no municipio de Jaguariuna : analise e proposta para a integração do professor de educação fisica neste nivel de ensino
Fernando H. D. Penteado
TCC
Português
TCC/UNICAMP P387e
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
76 p.
Orientador: Ademir De Marco
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A Educação Infantil, no município de Jaguariúna, percorreu um caminho para formulação de sua identidade pedagógica, a partir da inclusão das creches municipais a Secretaria de Educação, em um processo que se iniciou anteriormente a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de...
Ver mais
Resumo: A Educação Infantil, no município de Jaguariúna, percorreu um caminho para formulação de sua identidade pedagógica, a partir da inclusão das creches municipais a Secretaria de Educação, em um processo que se iniciou anteriormente a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. Mesmo este processo tendo se iniciado cedo em comparação a outros municípios, o atendimento das crianças que estudavam em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e as que permaneciam nos CEIs não mudou. A partir de 2001, com a criação do Departamento de Educação Infantil (DEI) verificou-se uma mudança na postura do atendimento, no qual seria garantida a mesma abordagem pedagógica às crianças que freqüentavam os Centro de Educação Infantil (CEI) e as EMEIs. Para isso, o DEI passou a utilizar a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil (PPEIJ) como base teórica para direcionar os trabalhos dos dois sistemas educacionais. Realizamos um estudo crítico-comparativo, a partir da análise de documentos legais, e da comparação entre 3 obras cuja relação é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer programação na Educação Infantil: o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), a Proposta Pedagógica para Educação infantil de Jaguariúna (PPEIJ) e o Plano de Ação (PA) desenvolvido em cada unidades de ensino, à fim de identificar divergências e convergências entre elas, no que diz respeito ao tema movimento, partindo da seguinte problemática: A PPEIJ e os PAs atendem, em parte, aos pré-requisitos do Rcnei. Ao termino deste estudo pudemos verificar que a PPEIJ, mesmo sendo escrita anteriormente ao Rcnei, ela não esta fora do contexto apresentado pelo referencial, pois as duas obras têm fundamentações teóricas na teoria piagetiana, abordando o desenvolvimento deste tema como o trabalho de capacidades e habilidades motoras como auxiliadoras dos processos de desenvolvimento cognitivo e de adaptação a vida cotidiana na unidade escolar, relacionando-se com o bloco de objetivos do Rcnei referente ao desenvolvimento dos temas ¿equilíbrio¿ e ¿coordenação. O mesmo ocorre com os PAs analisados, uma vez que eles estes embasam única e exclusivamente na PPEIJ para as atividades com as crianças. Esta abordagem é oposta a uma visão dialética de uma programação para o desenvolvimento do tema ¿movimento¿, pois segundo esta a aprendizagem, todas as interações acabam por propiciar o processo ensinoaprendizagem para que as crianças desenvolvam a sua autonomia, o aprendizado é o fator que impulsiona o desenvolvimento físico do aluno e os professores são responsáveis por fornecer estímulos culturais por meio de instrumentos culturais, em especial da cultura corporal, agindo como um mediador entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial denominada de zona de desenvolvimento proximal. (VYGOTSKY, 1988). Assim diante da realidade vigente na educação infantil no município de Jaguariúna, constatamos que o professor de Educação Física tem lugar na PPEIJ e nos PAs
Ver menos
Abstract: The Infantile Education, in the city of Jaguariuna, SP, covered a way for formularization of its pedagogical identity, from the inclusion of the municipal day-care centers the Secretariat of Education, in a process that if previously initiated the publication of the Law of Lines of...
Ver mais
Abstract: The Infantile Education, in the city of Jaguariuna, SP, covered a way for formularization of its pedagogical identity, from the inclusion of the municipal day-care centers the Secretariat of Education, in a process that if previously initiated the publication of the Law of Lines of Direction and Bases of Educação (LDB) of 1996. Exactly this process having if initiated early in comparison to other cities, the attendance of the children who studied in Municipal Schools of infantile education (EMEI) and the ones that they remained in the Center of Infantile Education (CEI) did not move. From 2001, with the creation of the Department of Infantile Education (DEI) a change in the position of the attendance was verified, in which the same pedagogical boarding to the children would be guaranteed who frequented the CEIs and the EMEIs. For this, the DEI it started to use the Proposal Pedagogical for Infantile Education of Jaguariuna (PPIEJ) as theoretical base to direct the works of the two educational systems. We carry through a study critical-comparative degree, from the legal document analysis, and of the comparison among three workmanships whose relation is essential for the development of any programming in the Infantile Education: the National Curricular Referential for the Infantile Education (Rcnei), the Proposal Pedagogical for Infantile Education of Jaguariuna (PPEIJ) and the Plan of Action (PA) developed in each unit of education, in order to identify to divergences and convergences between them, in what it says respect to the subject movement, leaving of following the problematic one: The PPEIJ and the PAs take care of, in part, to the prerequisite ones of the Rcnei. To I finish it of this study we could verify that the PPEIJ, exactly being written previously to the Rcnei, it this is not of the context presented for the referential, therefore the two workmanships have theoretical recitals in the piaget theory, approaching the development of this subject as the work of capacities and motor abilities as auxiliary of the processes of cognitive development and adaptation the daily life in the pertaining to school unit, becoming related with the block of objectives of the referring Rcnei the development of the subjects ¿balance¿ and ¿coordination. The same it occurs with the analyzed PAs, a time that they these exclusively base only e in the PPEIJ for the activities with the children. This boarding is opposing to a vision dialectic of a programming for the development of the subject ¿movement¿, therefore as this the learning, all the interactions finishes for propitiating the process teach-learning so that the children develop its autonomy, the learning is the factor that stimulates the physical development of the pupil and the teachers are responsible for supplying cultural stimulations by means of cultural instruments, in special of the corporal culture, acting as a mediator enters the level of real development and the called level of potential development of zone of proximal development. (VYGOTSKY, 1988). Thus ahead of the effective reality in the infantile education in the city of Jaguariuna, we evidence that the teachers of Physical Education has place in the PPEIJ and the PAs
Ver menos
texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000414236
A educação infantil no municipio de Jaguariuna : analise e proposta para a integração do professor de educação fisica neste nivel de ensino
Fernando H. D. Penteado
A educação infantil no municipio de Jaguariuna : analise e proposta para a integração do professor de educação fisica neste nivel de ensino
Fernando H. D. Penteado
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra