A diversidade humana na escola e na educação fisica : um recorte sobre a pessoa com deficiencia visual
Vivian Marina Redi Pontin
TCC
Português
TCC/UNICAMP P778d
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
62 p.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O interesse sobre a diversidade humana é o ponto chave deste trabalho de conclusão de curso, afinal a aceitação das diferenças entre os seres humanos, em qualquer aspecto (cultural, étnico, corporal etc.), são os motores para a construção de um novo paradigma ¿ o da inclusão. O ambiente...
Ver mais
Resumo: O interesse sobre a diversidade humana é o ponto chave deste trabalho de conclusão de curso, afinal a aceitação das diferenças entre os seres humanos, em qualquer aspecto (cultural, étnico, corporal etc.), são os motores para a construção de um novo paradigma ¿ o da inclusão. O ambiente escolhido é o escolar e a forma de intervenção para contribuir com uma nova visão de mundo são as aulas de Educação Física. Buscamos assim, entender a inclusão como um modelo social e, nesse estudo, com foco na escola, recorte este que discute oportunidades de acesso e participação para todos, contrapondo-se aos meios de segregação, discriminação e isolamento. A Educação Física enquanto prática pedagógica, visa à apreensão da realidade a partir das experiências proporcionadas pela cultura corporal. Nosso objetivo é, portanto, discutir mecanismos relacionados à inclusão da pessoa com deficiência visual no âmbito escolar e como a Educação Física pode contribuir para isso. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, com um levantamento sobre o tema, porém sob uma nova análise, construindo uma ¿teia¿ de conhecimentos com horizontes próprios. Além disso, a análise documental dos dados relacionados aos Censos demográficos (1991 e 2000) e escolar (2005). A discussão percorre o espaço escolar; os conceitos de inclusão e integração; os documentos legais a esse respeito; a situação da pessoa com deficiência a partir de dados estatísticos dos Censos; a Educação Física adaptada e, finalmente, a deficiência visual. Consideramos, por final, que entendendo o papel social da escola como protagonista do acesso à cultura elaborada e da sua contribuição para formação do aluno, a inclusão, enquanto contraponto ao paradigma educacional atual, o qual supervaloriza o desempenho em detrimento do processo educativo, refere-se a muito mais do que somente as pessoas com deficiência, refere-se, pois, ao oferecimento de um ensino de qualidade a todos, com respeito e celebração à diversidade humana que encontramos na sociedade e, conseqüentemente, na escola
Ver menos
Abstract: The interest about the human diversity is the key of this research that encloses this graduation course, since the acceptance of differences among human beings in any aspect (cultural, ethnic, physical body etc.) are the engines for the construction of a new paradigm - the inclusion. The...
Ver mais
Abstract: The interest about the human diversity is the key of this research that encloses this graduation course, since the acceptance of differences among human beings in any aspect (cultural, ethnic, physical body etc.) are the engines for the construction of a new paradigm - the inclusion. The chose environment is the school and ways of intervening to help with a new vision of the world are the classes of Physical Education. Considering, therefore, the inclusion as a social model, in these case focused the school, which provides equal opportunities of access and participation for all, contrasting the means of segregation, discrimination and isolation. And the Physical Education as a pedagogical practice, which aims to apprehend the reality from the experience offered by culture of the body. Our objective is to outline the context of impairment people in Brazil and discuss what we believe to be relevant about the inclusion of people with visual impairment in school and as Physical Education can contribute for that. The methodology adopted is a bibliographic research on the subject, although under a new analysis, building a "web" of knowledge with its own horizons. The discussion covers the school place, the concepts of inclusion and integration, the legal documents in this regard, the situation of impairment people from statistical data of the Censos, the Adapted Physical Education and, finally, the visual impairment. We consider, eventually, that understanding the social role of the school as a protagonist of the access to elaborated culture and its contribution to upbringing of the student, the inclusion, as opposed to the current educational paradigm, which values performance at the expense of the educational process, refer to it is a lot more than just the impairment people. It is, therefore, the offer of quality education to all and everyone, with respect and celebration of human diversity that we find in society and, consequently, in school
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000414232
A diversidade humana na escola e na educação fisica : um recorte sobre a pessoa com deficiencia visual
Vivian Marina Redi Pontin
A diversidade humana na escola e na educação fisica : um recorte sobre a pessoa com deficiencia visual
Vivian Marina Redi Pontin
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra