O corpo da criança na educação infantil
Liane Aparecida Roveran Uchoga
TCC
Português
TCC/UNICAMP Uc4c
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
86 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo etnográfico realizado em um Centro Municipal de Educação infantil (CEMEI), localizado na cidade de Campinas, a qual não possui professor de Educação Física atuando neste nível de ensino. Levando-se em conta que, de acordo com o Referencial Curricular...
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Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo etnográfico realizado em um Centro Municipal de Educação infantil (CEMEI), localizado na cidade de Campinas, a qual não possui professor de Educação Física atuando neste nível de ensino. Levando-se em conta que, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), o movimento e trabalho corporal devem compor a rotina deste ambiente e que não há especificação de que este seja feito pelo professor de Educação Física, ficando isto a critério de cada município, buscamos entender como os profissionais que não possuem formação em Educação Física, entendem o corpo/ movimento da criança durante toda a rotina da Educação Infantil. O referencial utilizado foi o estudo de Foucault a respeito da disciplinarização dos corpos e construção das subjetividades em instituições disciplinares modernas. Durante quatro semanas observamos a rotina de uma sala que atendia crianças de 3,5 a 6 anos, além da realização de entrevista com a professora e coordenadora pedagógica da instituição. De acordo com o observado em campo e leitura do referencial teórico problematizamos os seguintes pontos: a maneira que o corpo da criança era tratado nos diferentes espaços do CEMEI, como era a organização destes espaços, quais as atitudes corporais exigidas das crianças pela professora de sala, o significado que a professora atribuía às brincadeiras proposta a elas. De acordo com Foucault e o observado em campo, podemos pensar que, o que somos e fazemos não está definido previamente, assim é possível problematizar nossa constituição como individuo. Desta forma ao assumirmos que as práticas escolares são produzidas socialmente, podemos afirmar que elas podem ser repensadas, reestruturadas, experimentando assim, outros modos de agir e pensar na educação infantil
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Abstract: This work is about an ethnographical research in an early childhood education locate at Campinas city, where is no physical education teacher working. In according with the RCNEI, the movement and body must have been worked in early childhood education, but it doesn¿t specificities if this...
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Abstract: This work is about an ethnographical research in an early childhood education locate at Campinas city, where is no physical education teacher working. In according with the RCNEI, the movement and body must have been worked in early childhood education, but it doesn¿t specificities if this work has to be done for physical education teachers. We observed what is the meaning of body and movement of the children to the teachers during the early childhood education routine. The observation was dialog through Foucault¿s studies about the disciplining of bodies inside modern institutions and constitution of people subjectivities. During four weeks we observed one class with children between 3 year and 6 months and 6 years old and interviewed the classroom teacher and scholar coordinator. In according with the observed and read of the theoretical referentially we detach some points: how the children body was seen in the different spaces of CEMEI and how it was organized; what bodily attitudes the teachers demanded from the children and what the context of the tricks made by the teachers. In according with Foucault and the field inquiry we can realize that what people are and do is not defined previously. Then, it is possible to question the constitution of ourselves. If we assume that scholar practices are sociality building, we can realize that it can be rethought and restructured, experimenting another form to act and teach in the early childhood education
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texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000414227
O corpo da criança na educação infantil
Liane Aparecida Roveran Uchoga
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