Arte circense e educação fisica : compartilhando uma experiencia pedagogica
Thiago Sales Claro
TCC
Português
TCC/UNICAMP C562a
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
108 p.
Orientador
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Partindo do pressuposto de que a arte circense, como manifestação da cultura corporal, é um conhecimento que pode ser abordado pela educação física na escola, este trabalho tem a intenção de apresentar uma experiência pedagógica realizada no ano de 2004. Naquela ocasião, durante...
Ver mais
Resumo: Partindo do pressuposto de que a arte circense, como manifestação da cultura corporal, é um conhecimento que pode ser abordado pela educação física na escola, este trabalho tem a intenção de apresentar uma experiência pedagógica realizada no ano de 2004. Naquela ocasião, durante aproximadamente quatro meses, tivemos a oportunidade de ministrar aulas para um grupo de crianças, com idade entre sete e doze anos, que freqüentava um educandário mantido pela Associação dos Amigos da Criança (AMIC), na cidade de Campinas. A freqüência das aulas era semanal e com as atividades propostas procuramos tratar a arte circense de forma geral, além dos fundamentos de algumas modalidades selecionadas: acrobacias, malabarismo, palhaço e modalidades de equilíbrio. O registro das aulas foi realizado através de filmagem, fotografias e de relatórios elaborados pelos professores. Neste trabalho de conclusão de curso, com o intuito de compartilhar nossa experiência, tornamos público o relato das atividades que a compuseram, bem como os comentários, reflexões e considerações desenvolvidos a partir dela. Desta forma, esperamos contribuir para o debate acerca da presença da arte circense nos programas de educação física escolar
Ver menos
Abstract: The purpose of this study is to present a teaching experience which took place in 2004, based on the assumption that the art of circus, as a manifestation of body culture, constitutes some knowledge to be addressed by physical education teachers at school. At that time, for approximately...
Ver mais
Abstract: The purpose of this study is to present a teaching experience which took place in 2004, based on the assumption that the art of circus, as a manifestation of body culture, constitutes some knowledge to be addressed by physical education teachers at school. At that time, for approximately four months, we had a chance to teach classes to a group of children aging from seven to twelve, who were pupils at a school kept by AMIC ¿ Associação dos Amigos da Criança (Children¿s Friends Association) in the city of Campinas (State of São Paulo). Classes were taught on a weekly basis and with the proposed activities we sought to address not only the art of circus in general but also the foundations of some selected modalities. Classes were recorded by filming, photographing, and written reports prepared by the teachers. To share our experience, this course completion study made the report of our activities publicly available, as well as comments, reflections, and considerations developed based on our experience. Therefore, we hope to contribute to the discussion about the art of circus in physical education programs
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000414223
Arte circense e educação fisica : compartilhando uma experiencia pedagogica
Thiago Sales Claro
Arte circense e educação fisica : compartilhando uma experiencia pedagogica
Thiago Sales Claro
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra