Educação fisica na educação infantil : uma pratica regida por quem?
Karina Gyotoku
TCC
Português
TCC/UNICAMP G998e
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
103 p.
Orientador
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Pensar a presença da Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI) é sempre algo instigante e desafiador, principalmente no que diz respeito aos profissionais que atuam nas instituições de ensino infantil e desenvolvem este trabalho. Ao considerarmos a rede pública municipal de ensino, esta...
Ver mais
Resumo: Pensar a presença da Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI) é sempre algo instigante e desafiador, principalmente no que diz respeito aos profissionais que atuam nas instituições de ensino infantil e desenvolvem este trabalho. Ao considerarmos a rede pública municipal de ensino, esta questão é ainda mais acentuada. Raramente a disciplina de EF consta no quadro de horários da escola e, quando presente, em sua maioria não é ministrada pelo profissional com formação específica para tal. Trata-se de um tema muito polêmico, o qual tem gerado muitas discussões no sentido de defender, ou não, a presença do professor de EF nestes espaços. Verificamos então, que esse debate vem se intensificando desde a publicação da LDB (9.394/96). Embora a disciplina conste neste documento como exigência, não há especificação sobre o profissional que deva oferecê-la. Diante desta situação, nossa pesquisa teve a intenção de analisar a importância do profissional de EF nas escolas de EI da rede pública municipal de Campinas (EMEIs), sob o ponto de vista das professoras que atuam nestas instituições e também segundo a opinião dos alunos formandos em licenciatura do curso de EF sobre sua formação nesse campo. A abordagem utilizada para realização deste estudo foi a Pesquisa Qualitativa, cuja característica mais significativa é o conteúdo interpretativo. Além da revisão bibliográfica, elaboramos questionários, que foram distribuídos para as professoras das EMEIs e para os alunos de licenciatura da faculdade de EF no último ano de graduação. Através deste material foi possível analisar a concepção das professoras sobre a EF na EI, bem como o ponto de vista dos formandos de EF sobre sua atuação nestes espaços. Constatamos que todos os formandos pesquisados apontam para a importância da EF, mas os alunos manifestam sua pouca formação para atuar com este público e reconhecem a dificuldade em trabalhar com esta faixa etária. A partir daí, identificamos a necessidade de uma readequação curricular nas faculdades de EF, a fim de que possam oferecer uma formação satisfatória ao aluno que trabalhará com crianças pequenas. Por outro lado, do ponto de vista das professoras que trabalham nas EMEIs, a maior parte delas relataram não sentir dificuldade em orientar as atividades físicas com os alunos. Apesar de elas terem manifestado esta situação, vale destacar nossa reflexão acerca deste diagnóstico: A formação profissional destas professoras permite que estas possam desenvolver os conteúdos da EF da forma como eles realmente devem ser apresentados?
Ver menos
Ver menos
Abstract: Thinking about the presence of Physical Education (PE) in Childhood Education (CE) is always something instigative and challenging, especially with regards to professionals who serve institutions of children education and develop this work. Taking into account the public network of...
Ver mais
Abstract: Thinking about the presence of Physical Education (PE) in Childhood Education (CE) is always something instigative and challenging, especially with regards to professionals who serve institutions of children education and develop this work. Taking into account the public network of municipal education, this issue is even more pronounced. Rarely is the discipline of PE present in the school schedules and, when it is, the majority (of which) is not provided by professionals with specific training. This is higly controversial issue, which has provoked many discussions in order to defend, or not, the presence of the PE teacher in these areas. Thereafter we verify that this debate has been intensified since the publication of the LDB ¿ Brazilian Education Basic Tenets Law (9.394/96). While the discipline is required, according to the document, there is no specification on the professional who must provide it. Given this situation, our research has the intention to consider the importance of the professional of PE on schools of CE from public network municipal of Campinas (EMEIs), from the point of view of teachers who serve in these institutions and as well as according to the opinion of the students trainees in the course of PE degree on their training in this area. The approach used to conduct this study was the Qualitative Research, whose most significant feature is the content interpretation. In addition to the literature review, we draw up questionnaires, which were distributed to the teachers of EMEIs and for the students of the college graduation of PE in the last year of graduation. Through this material was possible to analyze the conception of the teachers about PE in CE, and the point of view of the trainees of PE on its performance in these areas. We have realized that although all surveyed draw attention to the importance of PE, but the students express their little training to act with this public and recognize the difficulty in working with this age group. Therefore, we identified the need for a curriculum re-adequacy in colleges of PE, in order to be offered a satisfactory training to students who will work with young children. Furthermore, from the point of view of teachers working in EMEIs, the majority reported not have difficulty in guiding physical activities with students. Despite having expressed this, its important to highlight our concerns about this diagnosis: Does the professional formation of these teachers enable them to develop the contents of PE in the way they really should be presented?
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000414221
Educação fisica na educação infantil : uma pratica regida por quem?
Karina Gyotoku
Educação fisica na educação infantil : uma pratica regida por quem?
Karina Gyotoku
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra