A produção cientifica sobre a educação fisica no ensino medio : 1997-2007
Emerson Macedo Faria
TCC
Português
TCC/UNICAMP F225p
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
79 p.
Orientador: Helena Altmann
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este estudo foi elaborado na forma de uma revisão bibliográfica sobre o tema Educação Física no Ensino Médio. Utilizamos como bibliografia seis revistas científicas e os Anais do Congresso Brasileiro de Ciências dos Esportes (CONBRACE). As revistas pesquisadas foram: Revista Brasileira de...
Ver mais
Resumo: Este estudo foi elaborado na forma de uma revisão bibliográfica sobre o tema Educação Física no Ensino Médio. Utilizamos como bibliografia seis revistas científicas e os Anais do Congresso Brasileiro de Ciências dos Esportes (CONBRACE). As revistas pesquisadas foram: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE); Revista Motrivivência; Revista Motriz; Revista Motus Corporis; Revista Movimento e Revista Pensar a Prática. Estas revistas foram selecionadas pois são de grande renome nacional e estão vinculadas à Universidades de prestígio no Brasil. Outro fator que nos fez escolher tais revistas foi o fato de que elas são de diferentes regiões de nosso país e por isso acreditamos estar abrangendo diferentes formas de "ver" a Educação Física no Ensino Médio. Como espaço de tempo a ser estudado, definimos a ultima década, de 1997 até 2007. Desde então, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte reestruturou sua dinâmica de estudos no COMBRACE, organizando-se em torno de Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs). No material consultado, em dez anos de publicação científica, encontramos somente treze artigos que estavam diretamente relacionados à Educação Física no Ensino Médio. A partir de uma análise dos conteúdos desses treze artigos, os mesmos foram agrupados em três categorias: Legislação, Metodologia e Conteúdo e, por último, Outros. Essa classificação foi feita, pois esses foram os temas mais recorrentes. No caso do capítulo Outros, esse foi elaborado, pois havia uma grande diversidade de temas que não podiam ser agrupados em uma única categoria. Cada capítulo apresenta: o nome do artigo, um breve resumo sobre o mesmo, o nome(s) do(s) autor(s), o ano de publicação, o local de publicação (revista, congresso),a que instituição o(s) autor(s) estão vinculados e as bibliografias mais utilizadas pelos mesmos para a publicação de seus artigos. A partir disso, é feita uma análise sobre os mesmos
Ver menos
Abstract: This research has as its main objective to discuss the process in which private schools hire Gyms to be responsible for the discipline of Physical Education during Secondary school. For this purpose, this research defends that Physical Education is central to the educational process during...
Ver mais
Abstract: This research has as its main objective to discuss the process in which private schools hire Gyms to be responsible for the discipline of Physical Education during Secondary school. For this purpose, this research defends that Physical Education is central to the educational process during the secondary school period. Therefore, this analysis was directed towards the confrontation between a Physical Education proposal that aims health promotion, and another one that has as a goal to form conscious citizens capable of reflecting critically about its reality. Furthermore, we tried to answer the main question of this analysis by developing a research with high School students from a private school from Campinas. In this research we tried to understand the influence of the process described in the first sentence - where gyms become the institution responsible for providing Physical Education, and not the school - in the students' perspective about the discipline So far, we have concluded that even with the traditional and meaningless classes, students valorize scholar Physical Education and defend its permanence during secondary school period. With this assertion, the critical surpasable theory would proportionate for these students a widely view about this discipline and would find it more meaning to their lives, they would become critics and prepared to change the tough reality we can find in Brazil
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000414213
A produção cientifica sobre a educação fisica no ensino medio : 1997-2007
Emerson Macedo Faria
A produção cientifica sobre a educação fisica no ensino medio : 1997-2007
Emerson Macedo Faria
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra