Genero e sexualidade na educação infantil
Juliana Torres das Chagas
TCC
Português
TCC/UNICAMP C346g
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
56 p.
Orientador: Helena Altmann
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A idéia de realizar esta monografia enfocando o tema gênero, sexualidade e educação infantil surgiu durante o estágio supervisionado que realizei durante o segundo semestre de 2006 em duas escolas municipais de educação infantil em Campinas. Neste estágio, eu ministrava aulas de educação...
Ver mais
Resumo: A idéia de realizar esta monografia enfocando o tema gênero, sexualidade e educação infantil surgiu durante o estágio supervisionado que realizei durante o segundo semestre de 2006 em duas escolas municipais de educação infantil em Campinas. Neste estágio, eu ministrava aulas de educação física para crianças de quatro a seis anos. Durante minhas aulas, observava que as professoras reforçavam de várias maneiras, as diferenças construídas socialmente entre os gêneros. Também notei que o comportamento das crianças, em alguns momentos, era sexista. No primeiro semestre do ano seguinte, acompanhei algumas palestras sobre Gênero e Educação Infantil oferecidas pela prefeitura de Campinas às professoras e orientadoras pedagógicas de Educação Infantil, através do programa ¿Estudos Avançados em Educação Infantil: o 'Currículo em Construção¿ em movimento¿. Durante as palestras, verifiquei que a fala das professoras era importante para analisar como elas lidam com as relações de gênero na escola, se existe ou não a reprodução e reforço dos padrões de masculinidades e feminilidades nesse lugar. Para a construção desta monografia optamos por realizar entrevistas com as mesmas, com o objetivo de obter tais informações. Durante as entrevistas, as professoras nos apresentaram o tema sexualidade atrelado ao gênero e a esses padrões. Dessa forma, foi necessário estudar também como a sexualidade é abordada na Educação Infantil e como as professoras lidam com ela. No processo de coleta e análise dos dados vimos que ainda há equívocos e falta de informação sobre os conceitos de gênero e sexualidade, como também, o tabu em se falar sobre este tema com as crianças. Na contramão, há professoras que, na rotina escolar, tentam propor meios para romper com tais preconceitos
Ver menos
Abstract: The idea of holding this monograph focusing the theme gender, sexuality and childhood education came during supervised internship that performed during the second half of 2006 in two municipal schools of education children in Campinas. At this stage, I ministered classes in physical...
Ver mais
Abstract: The idea of holding this monograph focusing the theme gender, sexuality and childhood education came during supervised internship that performed during the second half of 2006 in two municipal schools of education children in Campinas. At this stage, I ministered classes in physical education for children from four to six years. During my lessons, observed that teachers strengthened in several ways, the differences between the socially constructed gender. We also noticed that the behavior of children, in a few moments, was sexist. No first half of next year, followed a few lectures on Gender and Child Rearing offered by the city of Campinas to teachers and educational guidelines of Child Rearing, by the "Advanced Studies in Child Rearing: The 'Curriculum in Construction' on the move. "During the talks, noted that the speech of teachers was important to examine how they deal with the relationship of gender in school, whether there is the reproduction and improvement of the standard of masculinities and feminities this place. For the construction of this monograph choose to conduct interviews with them, in order to obtain such information. But during the interviews, the teachers did bring the issue to gender and sexuality coupled these standards. Thus, it was necessary to consider also as sexuality is addressed in Child Rearing and how teachers deal with it. During this journey, in the process of collecting data and its analysis we saw that there is still confusion and lack of information on the concepts of gender and sexuality, but also, if the taboo on discussing this issue with the children. In the opposite, that there are teachers in the school routine, try to propose means to break with such prejudices
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000414211
Genero e sexualidade na educação infantil
Juliana Torres das Chagas
Genero e sexualidade na educação infantil
Juliana Torres das Chagas
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra