O jogo na perspectiva critico-superadora
Renato Schiavinato de Oliveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP Ol4j
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
52 p.
Orientador: Silvia Cristina Franco Amaral
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A metodologia Crítico-Superadora, fundamentada no materialismo histórico e dialético, sustenta que, para a Educação Física, os saberes curriculares devem ser aqueles da Cultura Corporal. Uma das manifestações da Cultura Corporal é o Jogo, que para os autores pode ser considerado um "fator de...
Ver mais
Resumo: A metodologia Crítico-Superadora, fundamentada no materialismo histórico e dialético, sustenta que, para a Educação Física, os saberes curriculares devem ser aqueles da Cultura Corporal. Uma das manifestações da Cultura Corporal é o Jogo, que para os autores pode ser considerado um "fator de desenvolvimento" por estimular a criança no exercício do pensamento, levando-a a agir além do que ela vê. Esta pesquisa teve por objetivo verificar a viabilidade pedagógica da proposta, para o conteúdo jogo, em crianças da quarta série do ensino fundamental, a partir da aplicação e análise deste conteúdo por um período de dezoito aulas. Foram estabelecidas três categorias de análise: princípios para o trato com o conhecimento, planejamento de aula e o conteúdo em movimento - o jogo. Analisando os dados empíricos foi possível perceber que os alunos já possuíam um conhecimento prévio (senso comum) de alguns jogos, embora não soubessem historicizar e muito menos tratá-los como saber pedagogizado (saber escolar); no tocante ao nível de desenvolvimento real dos alunos foram identificadas diferenças de tempo de aprendizado ou mesmo de cognição entre eles; em se tratando do jogo, houve uma apreensão deste pelos alunos. Apesar da resistência desses com respeito aos jogos não relacionados ao futebol, foi percebida uma maior facilidade no ensino dos jogos populares, devido à vivência prévia de grande parte desses pelos alunos; já os jogos esportivos e de salão apresentaram maior dificuldade de ensino devido à necessidade/dificuldade encontrada pelos alunos quanto à apreensão de "novas" regras, consideradas fundamentais ao entendimento e vivência do jogo
Ver menos
Ver menos
Abstract: The Critical-Surpassed methodology is based upon the historical dialectical materialism and supports that, for the Physical Education, the knowledge of the curriculum should be those of the Corporal Culture. One of the manifestation of the Corporal Culture is the Game, that for the authors...
Ver mais
Abstract: The Critical-Surpassed methodology is based upon the historical dialectical materialism and supports that, for the Physical Education, the knowledge of the curriculum should be those of the Corporal Culture. One of the manifestation of the Corporal Culture is the Game, that for the authors can be considerate a "development factor" for stimulate the child in the thought exercise, taking her to act beyond of what she sees. This research has the objective of verifying the pedagogic viability of the proposal, for the Game content, in fourth graders of the elementary school, from the application and analysis of this content during eighteen classes. It was established three analysis categories: principles for the knowledge treating, classes planning and the content in movement " the game. Analyzing the empiric data it was possible to perceive that the students had already a previous knowledge (common sense) about some games, even so they didn¿t know their history and to treat them like a pedagogic knowledge (school knowledge); regarding to the real development level of the students it was identified differences of the learning time or cognition among them; during the game it was an apprehension of that for the students. Although the resistance of the students taking with the games that wasn¿t related to soccer, was noticed a bigger facility in teaching the popular games due to the previous experiences of a lot of those games for the students; the sportive and the salon games presented a bigger difficult in teaching due to the necessity/difficult found for the students taking with the apprehension of the "new" rules there are fundamentals for the understanding and experience the game
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000414093
O jogo na perspectiva critico-superadora
Renato Schiavinato de Oliveira
O jogo na perspectiva critico-superadora
Renato Schiavinato de Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra