Transformação didatico-pedagogica do esporte : o agir comunicativo como questao de interesse
Flora Sbrana Alves de Souza
TCC
Português
TCC/UNICAMP So89t
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
30 p.
Orientador: Silvia Cristina Franco Amaral
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A teoria crítico-emancipatória propõe um novo caminho para o ensino da educação física no âmbito escolar, sendo que seu embasamento está focado, por intermédio de uma reflexão em interesses emancipatórios, na criação de indivíduos que saibam construir um ambiente crítico e emancipado das...
Ver mais
Resumo: A teoria crítico-emancipatória propõe um novo caminho para o ensino da educação física no âmbito escolar, sendo que seu embasamento está focado, por intermédio de uma reflexão em interesses emancipatórios, na criação de indivíduos que saibam construir um ambiente crítico e emancipado das coerções pré-existentes, através de um diálogo com o mundo vivido, onde a linguagem é o principal instrumento para que se atinja um agir comunicativo. Este trabalho tem por objetivo analisar alguns pontos dessa teoria e perceber como ela se mostra contemplada na obra de Elenor Kunz, ¿Transformação Didático-Pedagógica do Esporte¿. Julgamos este estudo importante porque fica evidenciado que muitos cursos de formação de professores de Educação Física não parecem ter a preocupação de aprofundar a discussão sobre as abordagens de ensino e muito menos debater que teorias sustentam as mesmas.
Ver menos
Abstract: The critic-emancipatory theory proposes a new possibility for the process of teaching Physical Education into the school scope, this theory is based, by the reflection about emancipatory interests, in creation of individuals who know how to built a critical environment and emancipated from...
Ver mais
Abstract: The critic-emancipatory theory proposes a new possibility for the process of teaching Physical Education into the school scope, this theory is based, by the reflection about emancipatory interests, in creation of individuals who know how to built a critical environment and emancipated from the preexisting coercions, through a dialog with the lived world, where the language is the main instrument for reaching a communicative acting. This work has for objective to analyze some points of this theory and perceive as it reveals contemplated in the workmanship Elenor Kunz, ¿Transformation Didactic-Pedagogical of the Sport¿, since it is evidenced an unpreparedness on the part of some professionals of the area when these are questioned how much to the recital of its lessons in some of the available theories of education of it disciplines. We judge this important study because he is evidenced that many courses of formation of professors of Physical Education do not seem to have the concern to deepen the quarrel on the education boardings much less to debate that theories support the same ones
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000414091
Transformação didatico-pedagogica do esporte : o agir comunicativo como questao de interesse
Flora Sbrana Alves de Souza
Transformação didatico-pedagogica do esporte : o agir comunicativo como questao de interesse
Flora Sbrana Alves de Souza
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra