A agressividade e o bullying nas aulas de educação fisica : a visão do professor
Natalia Machado Rahal
TCC
Português
TCC/UNICAMP R129a
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
60 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O tema deste trabalho é a agressividade e o Bullying vistos na escola e suas manifestações durante as aulas de Educação Física e tem por objetivo analisar a compreensão que o professor de Educação Física da rede estadual de ensino do município de Campinas tem sobre estes componentes sociais....
Ver mais
Resumo: O tema deste trabalho é a agressividade e o Bullying vistos na escola e suas manifestações durante as aulas de Educação Física e tem por objetivo analisar a compreensão que o professor de Educação Física da rede estadual de ensino do município de Campinas tem sobre estes componentes sociais. A metodologia usada aqui é a Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (1977), de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com os professores, gravadas e transcritas posteriormente. Tivemos um total de sete professores entrevistados, devido ao esgotamento observado nas respostas dos sujeitos. Nos resultados percebemos que os professores consideram a agressão um elemento incorporado nas famílias e, dessa forma, manifesto com muita freqüência durante as aulas de Educação Física, independentemente do tipo (direta ou indireta). A maioria dos sujeitos não crê haver uma diferença tão grande na freqüência dos casos de violência quando falamos em idade e sexo, mas é notável uma variante na forma e tipo da agressão. Com relação ao Bullying, todos os professores, em algum momento de suas carreiras, foram apresentados ao tema, entretanto apenas alguns demonstraram realmente saber do que se trata e, ao serem questionados sobre a ocorrência deste tema em suas aulas e nas escolas apenas um dos entrevistados disse que não identifica esse elemento em suas aulas. Sobre a forma de lidar com as ocorrências de agressões nas aulas percebemos um certo desânimo por parte de alguns professores, eles relatam que não sabem muito o que fazer além de tentar uma conversa de reconciliação entre as partes envolvidas em um ato violento, ou mandar os alunos para a diretoria. Logo, concluímos que os professores necessitam de uma formação continuada para melhor auxiliá-los quando situações difíceis como essa surgirem durante as aulas
Ver menos
Ver menos
Abstract: This paper is about aggressiveness and the Bullying in school and how it appears during the Physical Education classes. The objective is to analyse the understanding of the Physical Education teachers at a State school in Campinas. The methodology used is the Content Analysis, of...
Ver mais
Abstract: This paper is about aggressiveness and the Bullying in school and how it appears during the Physical Education classes. The objective is to analyse the understanding of the Physical Education teachers at a State school in Campinas. The methodology used is the Content Analysis, of semi-structured interviews, developed by Bardin (1977). Seven teachers were interviewed, and the interviews were recorded and transcribed afterwards. Throughout the results, we could observe that teachers consider aggression a feature of the student¿s family and that explains the frequency it is shown in the Physical Education classes. Most of them do not believe that there is a difference regarding age and gender. All the teachers have got into contact with the Bullying theme at some point in their careers, though just a few seemed to know what it is about. Only one of them answered that Bullying does not occur in his/her classes. Discouragement of some teachers regarding the occurrence of aggression in the class has been noticed. They say that they don't know what to do in this situation, but to talk or send the bullied and bullier to the Principal's office. Finally, this paper concludes that teachers need a continuous education to improve their skills to deal with difficult situations in class, such as Bullying
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000413557
A agressividade e o bullying nas aulas de educação fisica : a visão do professor
Natalia Machado Rahal
A agressividade e o bullying nas aulas de educação fisica : a visão do professor
Natalia Machado Rahal
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra