O Jogo e as relações interpessoais no ambiente educacional
Jacqueline Rodrigues Chiquito
TCC
Português
TCC/UNICAMP C444j
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
84 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Vivemos em uma sociedade na qual a reprodução de valores a cerca da competição recaem sobre as relações sociais, e de certa forma acarretam em exclusão, discriminação, preconceitos, entre outros problemas de convivência. Essas relações se dão também no ambiente educacional, sendo este formal...
Ver mais
Resumo: Vivemos em uma sociedade na qual a reprodução de valores a cerca da competição recaem sobre as relações sociais, e de certa forma acarretam em exclusão, discriminação, preconceitos, entre outros problemas de convivência. Essas relações se dão também no ambiente educacional, sendo este formal ou não, por se tratar de uma instituição social onde as interações com outros pares ocorrem. As aulas de Educação Física são propícias a essas manifestações, com seus jogos competitivos e estímulos de desempenho e rendimento a todo instante. Preocupou-nos estudar de que maneira os atores da área de Educação Física poderiam intervir nessas relações, de modo que valores como respeito ao próximo e ações conjuntas para o bem comum fossem alcançadas. O jogo, como conteúdo da cultura corporal, é atividade introdutória ao grupo social, e a partir dele as relações sociais se concretizam. Com ele, pode-se trabalhar comportamentos e valores que poderão posteriormente afetar as ações das pessoas que jogam e seu significado perante a sociedade. Seria interessante, pois, introduzir a partir desta atividade, valores associados à cooperação. A partir da estrutura inicial dos jogos cooperativos, de não haver ganhadores ou perdedores, este tipo de interação é promovido, ao confrontar a idéia de não precisar sobrepujar o adversário, pois todos jogam para um bem comum. Assim, podem ressignificar as relações sociais, a partir do momento em que revelam uma outra maneira de olhar para o outro. Adotamos a concepção de que o comportamento agressivo manifestado nas aulas de educação física não é inato, ele é orientado pelos estímulos externos referentes ao ambiente social em que a pessoa vive, sustentando a idéia de que, se modelamos o ambiente de forma a evidenciar valores como cooperação, amor ao próximo, ajuda mútua, estes tendem, mais cedo ou mais tarde, a serem incorporados à personalidade da criança que os vivencia. Foi feita pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica. Foram ao todo 13 aulas com duas horas de duração, ministradas por estudantes do curso de Educação Física, e após cada aula foram elaboradas descrições para posterior análise. O grupo focado consistiu em cerca de 30 crianças do Ensino Fundamental I, que freqüentavam a instituição em horário oposto ao escolar. Em muitas atividades, o sentimento de cooperação foi alcançado, embora houvesse uma necessidade por parte dos alunos de tornar a atividade competitiva a cada instante, por ser algo já enraizado desde o início da vida escolar. Quanto à reciprocidade, o contato com os colegas foi algo inusitado, causando certa estranheza a princípio, mas aos poucos as crianças se acostumaram com a existência do outro, buscando sempre as melhores maneiras de jogar. As atitudes individualistas e a necessidade de vencer a qualquer custo imperaram durante as aulas, mas, com o passar das mesmas, percebeu-se um sentimento de coletividade emergente no grupo. Acredita-se ser necessário um trabalho em diferentes contextos ¿ família, escola, creche, sociedade -, em longo prazo, para o processo de formação da consciência do ser humano sobre essas duas possibilidades de ação e a criação seus próprios conceitos e atitudes a respeito
Ver menos
Abstract: We live in a society in which the values reproduction about competition relapse over the social relations, anyway resulting in exclusion, discrimination, prejudices, and other ¿living together¿ problems. These relations occur also in educational atmosphere, being this formal or not,...
Ver mais
Abstract: We live in a society in which the values reproduction about competition relapse over the social relations, anyway resulting in exclusion, discrimination, prejudices, and other ¿living together¿ problems. These relations occur also in educational atmosphere, being this formal or not, because of dealing with a social institution where the interactions with others occur. These expressions are easy to occur in Physical Education classes, because of its competitive games and performance encouragement all the time. We focused this study on the ways the Physical Education actors could come up in these situations, so that values how respect and common actions to well-being could be reached. The play, belonging to corporal culture, introduces to social group, and from it the social relations can be realized. With them, we can work with behaviors and values that can after affect people actions and their meaning before society. It would be interesting, with these activities, introduce values associate with cooperation. By cooperative games's structure, in which there is no losers nor winners, this kind of interaction is promoted, when it confront the idea about being better then the adversary, because everybody play together to reach wellness. So, they can give another meaning to social relations, by the moment in which they come true another way to ¿look to the other¿. We have adopted the conception that the aggressive behavior in Physical Education is not natural, it¿s guided by external encouragement referring to educational atmosphere in which the person lives in, agreeing with the idea that, if we model the atmosphere exalting values like cooperation, loving the others , mutual help, these can be, sooner or later, incorporated to children personality that ¿lives¿ these feelings. This is a qualitativ research, with phenomenological approach. There were, at all, 13 classes during two hours each, teached by students from Physical Education Institute, and after each class were elaborated descriptions to be analyzed. The group had about 30 children from Fundamental Teaching I, that used to stay in the Institution in the opposite time of school. In many activities, the cooperation¿s feelings were reached, although there were the necessity of making the situation be competitive by the students all the time, because it's already fixed in their behavior, since the beginning of the scholar life. About reciprocity, the contact with the others was something unusual, bringing about strange feelings in the beginning, but soon children got used to the others, always trying better ways to play with. Individual postures and the necessity of winning by anyway appeared to much during the classes, but as time goes by, we realized a collective feeling appearing in the group. We believe that is necessary a work in different contexts ¿ family, school, crèche, society -, in a long time, to the human being conscience process about these both possibilities of action and creating their own concept and attitude about that
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000413423
O Jogo e as relações interpessoais no ambiente educacional
Jacqueline Rodrigues Chiquito
O Jogo e as relações interpessoais no ambiente educacional
Jacqueline Rodrigues Chiquito
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra