Os agrupamentos multietarios no municipio de Campinas : beneficios e controversias
Tais Castro Quiterio Rondan
TCC
Português
TCC/UNICAMP R667a
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
47 p.
Orientador: Helena Altmann
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo bibliográfico realizado a partir de questionamentos e inquietações que surgiram quando comecei a realizar o estágio obrigatório na Educação Infantil em um CEMEI (Centro Integrado Municipal de Educação Infantil) no município de Campinas, para conclusão...
Ver mais
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo bibliográfico realizado a partir de questionamentos e inquietações que surgiram quando comecei a realizar o estágio obrigatório na Educação Infantil em um CEMEI (Centro Integrado Municipal de Educação Infantil) no município de Campinas, para conclusão do curso de Educação Física. Para minha surpresa deparei-me com um sistema de divisão etária totalmente diferente do acostumado, o qual as crianças não eram separadas por idades semelhantes e sim por agrupamentos multietários. No caso da sala que estagiei, as crianças possuíam de três anos e meio a seis anos. Junto com a surpresa vieram questionamentos e dificuldades em lidar com o novo, que foram sendo superadas pela vontade de aprender a lidar com a diversidade. Dessa forma, a diversidade etária é tão rica quanto qualquer outra diversidade, visto que traz novas experiências, novos aprendizados, novas formas de pensar, de agir e de lidar com o que não igual a nós. Neste caminho, muitos autores irão criticar a forma de separação que tem no ano de nascimento o critério para esta divisão. As críticas se acentuam quando estas crianças estão na Educação Infantil e mostram preocupações quanto ao esquecimento que algumas vezes ocorre quando falamos das crianças e da necessidade das mesmas em relacionar-se com outras crianças, sendo capazes de criarem cultura e conhecimentos a partir dessa relação e não somente da relação criança-adulto
Ver menos
Abstract: This work is a result of a bibliographic study carried through questionings and fidgets that had appeared when I started to perform the obligatory training apprentice in Infantile Education at the CEMEI (Municipal Integral Center of Infantile Education) in the city of Campinas, for the...
Ver mais
Abstract: This work is a result of a bibliographic study carried through questionings and fidgets that had appeared when I started to perform the obligatory training apprentice in Infantile Education at the CEMEI (Municipal Integral Center of Infantile Education) in the city of Campinas, for the conclusion of Physical Education course. I found myself surprised when I faced a different system of age division, which was totaly different from the usual one, where the children were not separated by ages, but by multi-age grouping. In the case of the classroom that I served as an apprentice, the children were between three and a half and six years old. Jointly with the surprise, questioning and difficulties had carne to deal with the new, which had been surpassed by the desire of learn and deal with the diversity. Thus, the age diversity is as rich as any other kind of diversity, bringing new experiences, new learnings, new ways to think, to act and to deal with the different. In this journey, many authors will blame the separation form that has the year of birth as judgrnent. The critiques point out when these children are at Infantile Education and start to show preoccupation about forgetfulness which happens sometimes when we talk about children and their necessity of relate with other children, being able to create a new culture and new knowledge from this relation and not only from the child-adult relation
Ver menos
Ver menos
Os agrupamentos multietarios no municipio de Campinas : beneficios e controversias
Tais Castro Quiterio Rondan
Os agrupamentos multietarios no municipio de Campinas : beneficios e controversias
Tais Castro Quiterio Rondan
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra