Pos-graduação lato sensu como educação continuada : olhares dos participantes do curso de especialização Pedagogia do Esporte Escolar oferecido da FEF-UNICAMP
Mateus Fabricio Pallone Manzini
TCC
Português
TCC/UNICAMP M319p
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
76 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O trabalho que se apresenta é relativo a uma pesquisa dentro da área de estudos em Educação Continuada. Buscamos entender as influências do curso de especialização em Pedagogia do Esporte Escolar (EPEE) oferecido na Faculdade de Educação Física da Unicamp, sobre a prática pedagógica dos...
Ver mais
Resumo: O trabalho que se apresenta é relativo a uma pesquisa dentro da área de estudos em Educação Continuada. Buscamos entender as influências do curso de especialização em Pedagogia do Esporte Escolar (EPEE) oferecido na Faculdade de Educação Física da Unicamp, sobre a prática pedagógica dos professores que dele participaram no ano de 2006-2007. O questionário foi o meio de buscar as informações necessárias junto aos sujeitos. Como trabalhamos somente com o grupo que ainda estava cursando a EPEE, esperamos compreender como esses professores apreenderam os conhecimentos do curso e como os levaram à prática. A revisão bibliográfica que sustentou nossa investigação mostrou que a prática pedagógica dos professores é mais bem direcionada quando amparada por um trabalho de reflexão contínua e em que todos os atores da escola estejam presentes. Essa constatação anteciparia o resultado de nossa pesquisa, negando a eficiência do curso de EPEE em sua principal característica, qual seja, a de visar à qualificação do professor de Educação de Física. No entanto, vimos que era realmente necessário esclarecer o papel de tal curso na atuação docente, mesmo que fosse para indicar suas limitações, pois assim já estaríamos contribuindo para a formulação de uma Educação Continuada realmente condizente com a realidade dos professores de Educação Física. Como resultado de nossa pesquisa, constatamos que há, sim, alteração da prática pedagógica dos professores no sentido em que é tratado no curso
Ver menos
Abstract: The present work is about a research on continuous education study. We want to understand the influences of the special pedagogy course on Scholar Sports, proposed by UNICAMP¿s Physical Education University, into pedagogical practice of the teachers frequenting this course in 2006/2007...
Ver mais
Abstract: The present work is about a research on continuous education study. We want to understand the influences of the special pedagogy course on Scholar Sports, proposed by UNICAMP¿s Physical Education University, into pedagogical practice of the teachers frequenting this course in 2006/2007 years. The way to get the necessaries informations was the questionnaire.As we observed only the group of teachers that were frequenting the course yet,we hope to understand how the teachers aprehended the teaching of the course and how they set it on practice.The theories that supported our investigation showed us that the teachers¿ pedagogical practices are better when they are supported by a long consideration, with the participation of people of school. Because this confirmation, the result of our research would be in advance, dening the efficiency of the EPEE course on improving the performance of Physical Education teachers. Neverthless, we thought that we must to elucidate the meaning of this course on teaching performance, even if it would be to denote its limits, so, we think that like thisit would be a possibility of an achievement on a continuous education that would be suitable at the work of the Physical Education teachers. As a result of our research, we verified that the course really contributes to a better pedagogical practice on teaching, according to its proposal
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000413378
Pos-graduação lato sensu como educação continuada : olhares dos participantes do curso de especialização Pedagogia do Esporte Escolar oferecido da FEF-UNICAMP
Mateus Fabricio Pallone Manzini
Pos-graduação lato sensu como educação continuada : olhares dos participantes do curso de especialização Pedagogia do Esporte Escolar oferecido da FEF-UNICAMP
Mateus Fabricio Pallone Manzini
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra