Analise pedagogica do ensino do voleibol formal e não-formal
Pollyana Stefanini Costa
TCC
Português
TCC/UNICAMP C823a
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
65 p.
Orientador: Marcelo Belem Silveira Lopes
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é analisar e discutir as formas metodológicas propostas por diversos autores para o processo de ensino-aprendizagem do voleibol em Escolas de Esportes e na Educação Física escolar. Sabemos que os objetivos dessas duas...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é analisar e discutir as formas metodológicas propostas por diversos autores para o processo de ensino-aprendizagem do voleibol em Escolas de Esportes e na Educação Física escolar. Sabemos que os objetivos dessas duas instituições ao ensinar o voleibol são diferentes, entretanto não foi o que encontramos em nossa pesquisa bibliográfica. Os autores que escrevem sobre o assunto, na maioria das vezes se referem a uma mesma forma de ensino para qualquer instituição que ensine o esporte, além disso, muitas vezes não há ao menos a diferenciação de faixa etária, ou seja, muitos autores não separam suas aulas de acordo com as fases de desenvolvimento da criança. A Educação Física escolar precisa manter principalmente seus valores educativos e pedagógicos. Por ela tratar de diversos conteúdos além do esporte, o projeto pedagógico deveria ser desenvolvido a fim de abranger todos eles e não como conteúdos isolados. A Educação Física escolar não deve se submeter aos mesmos códigos de uma instituição esportiva. A escola de esportes, por sua vez, recebe alunos que têm o objetivo de aprender e se especializar na modalidade escolhida, portanto, o voleibol deve ser trabalhado de forma mais específica. Porém, as fases de desenvolvimento também devem ser respeitadas. O professor precisa conhecer as especificidades de cada faixa etária e de cada aluno, para poder desenvolver seu trabalho. Lembrando sempre que se trata de iniciação e não de treinamento. Atualmente, principalmente nas escolinhas de esportes, o voleibol tem sido ensinado de forma técnica, esportivizada, através de exercícios analíticos, o que se torna desmotivante para os alunos, principalmente nas faixas etárias menores, em que as crianças precisam brincar e sentir prazer, para que não ocorra desistências da prática do esporte. A formação de um atleta deve ser conseqüência de um bom trabalho pedagógico, cujo objetivo deve ser o prazer pela prática e a atividade educativa como um fim de desenvolvimento integral da criança, cuidando para que não haja uma especialização precoce
Ver menos
Abstract: This study objective is to analyze and discuss volleyball teaching-learning process methods in Sports Schools and Physical Education in Regular Schools that appear in the specialized literature, through a bibliographic research. It is known that those two institutions have different goals...
Ver mais
Abstract: This study objective is to analyze and discuss volleyball teaching-learning process methods in Sports Schools and Physical Education in Regular Schools that appear in the specialized literature, through a bibliographic research. It is known that those two institutions have different goals when teaching volleyball, though this fact was not detected in the bibliographic research. Authors refer to any institution that teaches volleyball the same way; besides, they do not even classify different methods by age, which means that authors don¿t plan their lessons according to each development stages of children. Physical Education in Regular School must keep its educative and pedagogic values. Because of its many contents beyond sports, the lessons programs must involve all of them at a time and not each one separately. Physical Education in Regular School should not commit to the same mission Specialized Sports Schools do, for their students intend to learn particular skills of the particular sport that school offers. However, development stages must be considered. Physical Educators must be aware of each age and student specificities so they can build up an efficient work with them and always remember that those lessons are only an initiation phase in sport and not a specific training program. Pedagogic programs in Sports Schools can be frustrating for children because classes are too focused in technical movements; children need to play and feel pleasure so they won¿t give up on physical exercises. The athlete development must be a result of a good pedagogic work which objective is satisfaction and pleasure in practicing sports and that child¿s full development becomes the purpose of Physical Educational Process, watching for no early sport specialization
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000413372
Analise pedagogica do ensino do voleibol formal e não-formal
Pollyana Stefanini Costa
Analise pedagogica do ensino do voleibol formal e não-formal
Pollyana Stefanini Costa
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra