A realidade escolar e o ensino contextualizado em educação fisica : a construção de carrinhos de rolimãs na escola
Bruno Alexandre Chiquetto
TCC
Português
TCC/UNICAMP C444r
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
75 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Vários autores dizem que as crianças não relacionam os ensinamentos da escola com a vida pessoal, de forma que a escola se torna algo sem sentido. Elas têm interesse em vários assuntos, geralmente trazidos de fora da escola, mas dificilmente esses assuntos são tratados dentro do ambiente...
Ver mais
Resumo: Vários autores dizem que as crianças não relacionam os ensinamentos da escola com a vida pessoal, de forma que a escola se torna algo sem sentido. Elas têm interesse em vários assuntos, geralmente trazidos de fora da escola, mas dificilmente esses assuntos são tratados dentro do ambiente escolar. Observando isto, vejo que existe grande desmotivação por parte de muitas crianças em aprender, pois aquele conhecimento descontextualizado não é significativo para ela. Por que isso acontece? Como fazer com que a criança se sinta motivada a buscar algum conhecimento dentro da escola, a partir dos vários meios disponíveis? Com certeza o aprendizado perpassa uma contextualização do ensino. Pois se o aprendizado for significante, haverá o interesse pelo assunto e ela conseguirá relacionar aquilo com o mundo em que vive. Mas como fazer isso? No contexto da escola de período integral, foi que pensei na possibilidade de realizar um projeto, fora do horário de aula, de construção de carrinhos de rolimãs dentro da escola, com os próprios alunos. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar, através de registros textuais e audiovisuais, uma experiência de construção de carrinhos com alunos do Ensino Fundamental, pautado numa aprendizagem significativa. Foram selecionados três alunos de terceira série e quatro de quarta série, para participarem na elaboração de um projeto e construção dos carrinhos em grupos, passando por diversos campos de conhecimento. Ao final, fizemos uma atividade de vivência com os carrinhos em local seguro. Utilizamos recursos como fotos, gravações em áudio dos encontros e anotações do pesquisador para coleta de dados. Pudemos observar que os alunos demonstraram muito interesse pela atividade, participando do projeto pelos vinte e cinco encontros realizados. Os resultados foram divididos em várias características para reflexão mais elaborada. Uma das características que mais chamou atenção foi a criatividade dos alunos, que participaram de forma ativa no projeto e na construção dos carrinhos, utilizando diferentes idéias para arquitetar a construção dos sistemas, tais como freio, direção e fixação das rolimãs. Concluímos que esta proposta tem algumas dificuldades para ser implantada na escola devido à exigência de materiais, do uso de ferramentas que podem representar risco e, portanto, pede supervisão constante do professor. Por outro lado, pôde-se constatar o interesse manifestado pelos alunos, o que leva a concluirmos que outras propostas mais viáveis poderiam ser implantadas nas escolas na tentativa de contextualizar o ensino, respeitando o conhecimento que o aluno traz de fora da escola
Ver menos
Abstract: Several authors say that children do not relate the school¿s teachings with their personal life, than the school becomes somewhat purposeless. They have interest in several issues, usually brought from outside the school, but these matters are not managed within the school¿s environment....
Ver mais
Abstract: Several authors say that children do not relate the school¿s teachings with their personal life, than the school becomes somewhat purposeless. They have interest in several issues, usually brought from outside the school, but these matters are not managed within the school¿s environment. Noting this, I see that there is an absence of motivation of many children in learning, because that knowledge is not significant for them. Why this happens? How to make the child feel motivated to seek some knowledge within the school, from the various methods available? Certainly the learning pass by a education¿s contextualization. If the learning is significant, there will be interest in the subject and they will be able to relate it to the world in which they live. But how? In the context of full time¿s schools, I thought about the possibility of carrying out a project, outside of class time, about the construction of carrinhos de rolimãs within the school, with its own students. The objective of the research was to describe and analyze, through textual and audiovisual records, an experience of building little cars with primary education¿s pupils, in a significant learning. Three students were selected from third set and four on fourth set, to participate in the elaboration of a project and the construction of little cars in groups, through various fields of knowledge. At last, we played with the little cars in a safe place. We used resources such as photos, audio recordings, and researcher¿s reports. We observed that the students showed much interest in the activity, participating in the project by twenty five meetings. The results were divided into several features for a better reflection. One of the most interesting characteristics was the creativity of the students, who participated so actively in the design and construction of the little cars, using different ideas to build the construction of the systems, such as brakes, steering and fixing of rolimãs. We conclude that this proposal has some difficulties to be deployed at the school, because of the requirement for materials, the use of tools that can pose risk, and therefore needs supervision of the teacher. Moreover, we could see the interest expressed by the students, which leads to conclude that other more viable proposals could be implemented in schools in an attempt to contextualize the teaching, respecting the knowledge that the student brings from outside the school
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000413365
A realidade escolar e o ensino contextualizado em educação fisica : a construção de carrinhos de rolimãs na escola
Bruno Alexandre Chiquetto
A realidade escolar e o ensino contextualizado em educação fisica : a construção de carrinhos de rolimãs na escola
Bruno Alexandre Chiquetto
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra