As diferentes concepções da educação do corpo na educação infantil de Campinas
Marina Mitie Kawanishi
TCC
Português
TCC/UNICAMP K179d
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
52 p.
Orientador: Silvia Cristina Franco Amaral
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este trabalho pretende analisar as diferentes concepções de educação do corpo presentes nas instituições de Educação Infantil do município de Campinas, a partir da reflexão teórica da temática e dos seguintes indicativos presentes em documentos norteadores da prática pedagógica nestas...
Ver mais
Resumo: Este trabalho pretende analisar as diferentes concepções de educação do corpo presentes nas instituições de Educação Infantil do município de Campinas, a partir da reflexão teórica da temática e dos seguintes indicativos presentes em documentos norteadores da prática pedagógica nestas instituições: a) as concepções filosóficas e os pressupostos teóricos, b) as concepções de educação do corpo e a coerência com os pressupostos teóricos, e c) os apontamentos de prática pedagógica e a coerência com as concepções de educação do corpo. Considerando que na rede municipal não há uma disciplina específica da educação física e nem a presença de um especialista da área, nossa análise passa por propostas que se apresentam com espaços e tempos claramente determinados para a educação do corpo e propostas que se apresentam de maneira difusa, dispersa, submersa em projetos mais amplos, multidisciplinares
Ver menos
Abstract: This paper aims to analyze the different conceptions of corporal education in institutions of lnfantile Education in the city of Campinas, from the theorical reflection of the thematic and the following indicative in pedagogic pratice of these institutions: a) Philosophical and theorical...
Ver mais
Abstract: This paper aims to analyze the different conceptions of corporal education in institutions of lnfantile Education in the city of Campinas, from the theorical reflection of the thematic and the following indicative in pedagogic pratice of these institutions: a) Philosophical and theorical conceptions; b) the conceptions of corporal education and the coherence with its theory and philosophical conception; c) the indications of pedagogic pratice and the coherence with the conceptions of corporal education. Considering that there isn't a specific discipline in the municipal education that deals with physical education and there isn't either the presence of a specialist of the area, our analysis carries proposals that have clearly determined spaces and time for corporal education and diffuse, dispersed proposals covered by larger and multidiscipline projects
Ver menos
As diferentes concepções da educação do corpo na educação infantil de Campinas
Marina Mitie Kawanishi
As diferentes concepções da educação do corpo na educação infantil de Campinas
Marina Mitie Kawanishi
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra