Contexto sociocultural e o fracasso escolar
Eliete Antunes Barbosa de Castro
TCC
Português
TCC/UNICAMP C279c
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
82 f.
Orientador : Elisa Angotti Kossovitch
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo tem como tema a questão do fracasso escolar e sua relação com o contexto sócio-cultural específico, no caso, a escola de ensino fundamental EMEF "Jardim Nova América" e o presídio implantado nas proximidades da instituição. O terna surge a partir de minha experiência corno...
Ver mais
Resumo: O presente estudo tem como tema a questão do fracasso escolar e sua relação com o contexto sócio-cultural específico, no caso, a escola de ensino fundamental EMEF "Jardim Nova América" e o presídio implantado nas proximidades da instituição. O terna surge a partir de minha experiência corno professora iniciante no município de Hortolândia no ano de 2005, prosseguindo-a em 2006, na qual questões como "em que medida essa realidade do bairro, na qual a escola está inserida, que convive com a presença de um complexo penitenciário, interfere ( ou não) no processo escolar, produzindo a estigmatização dos alunos e enfim, a reprovação?", configurou uma problematização precursora desta monografia. Utilizou-se a investigação qualitativa, como metodologia de pesquisa, sendo que se realizou um estudo do histórico do surgimento do fracasso escolar a partir da literatura disponível, como também a análise de documentos da instituição (Proposta Pedagógica e Plano de Gestão), além das entrevistas como os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como fundamentação teórica o conceito sociológico de vida cotidiana de Agnes Heller, concluo através da análise dos dados apresentados que não há relação entre o presídio e a situação de fracasso de determinados alunos. Tal fato constitui preconceito existente na vida cotidiana, não correspondendo às verdadeiras causas do fracasso. Sendo necessário que nos libertemos dos nossos preconceitos para a efetivação da inclusão do aluno de classe popular na instituição escolar e não o contrário, a sua exclusão como se evidencia na realidade educacional brasileira
Ver menos
Abstract: Not informed
Contexto sociocultural e o fracasso escolar
Eliete Antunes Barbosa de Castro
Contexto sociocultural e o fracasso escolar
Eliete Antunes Barbosa de Castro
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra