De zero a dez : a logica capitalista por tras das notas
Debota Imada de Jesus
TCC
Português
TCC/UNICAMP J499d
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
150 f.
Orientadores : Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, Anna Regina Lanner de Moura
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O sistema educacional capitalista tem por prática validar o processo de avaliação através de notas (conceitos numéricos ou qualitativos). As notas são tidas, pela sociedade em geral, como inerentes à avaliação e, por isso, são atribuídas como algo natural, indispensável e inquestionável. Cientes de...
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O sistema educacional capitalista tem por prática validar o processo de avaliação através de notas (conceitos numéricos ou qualitativos). As notas são tidas, pela sociedade em geral, como inerentes à avaliação e, por isso, são atribuídas como algo natural, indispensável e inquestionável. Cientes de que a instituição escolar é resultado de um processo histórico e, portanto, não é uma construção neutra, este trabalho se propôs a analisar como uma de suas práticas, a atribuição de notas, contribui com a lógica escolar e, por conseqüência, com a lógica em que esta está inserida: o capitalismo. Procuramos levantar quais as práticas que se escondem por trás das notas e como estas são essenciais ao sistema capitalista. Acreditando na relação entre a nota e o sistema capitalista e no fato de o espaço para uma possível quebra desta seja maior na academia - em virtude de sua autonomia e influência - objetivamos estruturar um panorama geral de como os professores de Pedagogia da UNICAMP concebem a avaliação e, especificamente, a questão da nota e como esta se reflete em sua prática docente. A pesquisa foi feita por questionários enviados por e-mail a todos os docentes em exercício no ano de 2007 e retornado por 31% dos sujeitos. A análise das respostas buscou, através das categorias encontradas, apontar de qual maneira os professores dessa instituição reconhecem valores capitalistas implícitos nesta prática. Os resultados encontrados indicam que alguns professores estão cientes de determinados valores, porem não demonstram relacioná-los com o sistema. Além de mostrar que alguns docentes tentam quebrar com a avaliação tradicional optando por estratégias variadas. A pesquisa também aponta que a grande maioria não concorda com o uso da nota, porém alegam não ter outra opção por se tratar de uma exigência burocrática do sistema. O presente trabalho pretendeu, por fim, proporcionar uma reflexão maior sobre a importância da avaliação em busca de uma concepção transformadora que quebre com a lógica tradicional e leve a formação de outros valores que questionem as contradições capitalistas.
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O sistema educacional capitalista tem por prática validar o processo de avaliação através de notas (conceitos numéricos ou qualitativos). As notas são tidas, pela sociedade em geral, como inerentes à avaliação e, por isso, são atribuídas como algo natural, indispensável e inquestionável. Cientes de...
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O sistema educacional capitalista tem por prática validar o processo de avaliação através de notas (conceitos numéricos ou qualitativos). As notas são tidas, pela sociedade em geral, como inerentes à avaliação e, por isso, são atribuídas como algo natural, indispensável e inquestionável. Cientes de que a instituição escolar é resultado de um processo histórico e, portanto, não é uma construção neutra, este trabalho se propôs a analisar como uma de suas práticas, a atribuição de notas, contribui com a lógica escolar e, por conseqüência, com a lógica em que esta está inserida: o capitalismo. Procuramos levantar quais as práticas que se escondem por trás das notas e como estas são essenciais ao sistema capitalista. Acreditando na relação entre a nota e o sistema capitalista e no fato de o espaço para uma possível quebra desta seja maior na academia - em virtude de sua autonomia e influência - objetivamos estruturar um panorama geral de como os professores de Pedagogia da UNICAMP concebem a avaliação e, especificamente, a questão da nota e como esta se reflete em sua prática docente. A pesquisa foi feita por questionários enviados por e-mail a todos os docentes em exercício no ano de 2007 e retornado por 31% dos sujeitos. A análise das respostas buscou, através das categorias encontradas, apontar de qual maneira os professores dessa instituição reconhecem valores capitalistas implícitos nesta prática. Os resultados encontrados indicam que alguns professores estão cientes de determinados valores, porem não demonstram relacioná-los com o sistema. Além de mostrar que alguns docentes tentam quebrar com a avaliação tradicional optando por estratégias variadas. A pesquisa também aponta que a grande maioria não concorda com o uso da nota, porém alegam não ter outra opção por se tratar de uma exigência burocrática do sistema. O presente trabalho pretendeu, por fim, proporcionar uma reflexão maior sobre a importância da avaliação em busca de uma concepção transformadora que quebre com a lógica tradicional e leve a formação de outros valores que questionem as contradições capitalistas.
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