Com a camera nas mãos : um relato de experiencias sobre leitura e produção de imagens fotograficas por alunos da terceira serie do Ensino Fundamental
Talita Bernardes Pinheiro
TCC
Português
TCC/UNICAMP P655c
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
110 f. : il.
Orientador : Roseli Aparecida Cação Fontana
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho e um relato de experiência desenvolvido por mim, como professora, com os alunos de uma terceira série do Ensino Fundamental. O objetivo da experiência nele abordada foi o de possibilitar às crianças a leitura e a produção de imagens fotográfos. Meu desejo de fotografar quando...
Ver mais
Resumo: Este trabalho e um relato de experiência desenvolvido por mim, como professora, com os alunos de uma terceira série do Ensino Fundamental. O objetivo da experiência nele abordada foi o de possibilitar às crianças a leitura e a produção de imagens fotográfos. Meu desejo de fotografar quando criança me impulsionou a colocar a câmera nas mãos dos alunos possibilitando-lhes registrar aspectos do mundo. Além disso, a falta de qualidade, tanto do ponto de vista estético quanto do ponto de vista da reprodução, das imagens no material didatico e a utilização empobrecida das suas possibilidades como linguagem mobilizaram-me a trabalhar com a leitura de imagens fotográficas. O registro sistemático de todas as etapas da combinatória dessas duas frentes de trabalho - leitura e produção - resultou na narrativa da experiência vivida, que foi analisada a partir dos estudos de Barthes (1984) e Kossoy (2002) sobre a produção fotográfica. O primeiro enfatizando a posiçao do observador, ajudou-me a compreender as relações distintas do Spectador e do Operator e a mediar a vivência dessas relações pelos aiunos. O segundo ajudou-me a compreender as condições de criação da imagem fotografica. A partir da realização desse trabalho venho reunindo alguns indicadores da maior atenção dedicada pelos alunos às imagens com que entram em contato no espaço da escola e fora dele. Os alunos demoram-se mais na exploração de imagens e trazem para a escola imagens fotográficas que lhes chamam a atenção. Manifestam, também, uma certa familiaridade com relação aos fotógrafos cuja produção apresentei a eles. Há também indicadores da apropriação e elaboração da fotografia como uma forma de linguagem e o relato de familiares sobre o interesse das crianças pela fotografia, sobre o desejo manifestado de ter equipamento fotográfico e sobre o interesse em produzir fotografias sobre seu cotidiano
Ver menos
Com a camera nas mãos : um relato de experiencias sobre leitura e produção de imagens fotograficas por alunos da terceira serie do Ensino Fundamental
Talita Bernardes Pinheiro
Com a camera nas mãos : um relato de experiencias sobre leitura e produção de imagens fotograficas por alunos da terceira serie do Ensino Fundamental
Talita Bernardes Pinheiro
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra