Um estudo do repertorio das estorias contadas por crianças e seus familiares do Centro de Convivencia Infantil CECI UNICAMP
Meigue Alves dos Santos
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa59e
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
105 f.
Orientador : Debora Mazza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A pesquisa consta de um estudo contínuo que realizei em dois anos e três meses, que se deu entre o mês de outubro de 2005 e agosto de 2007. Os envolvidos foram, no total, quarenta e três crianças, divididas em três turmas de educação infantil do CECI-Unicamp (Centro de Convivência Infantil)....
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Resumo: A pesquisa consta de um estudo contínuo que realizei em dois anos e três meses, que se deu entre o mês de outubro de 2005 e agosto de 2007. Os envolvidos foram, no total, quarenta e três crianças, divididas em três turmas de educação infantil do CECI-Unicamp (Centro de Convivência Infantil). Duas turmas de dezesseis crianças e uma de onze crianças. Tem por objetivo resgatar as histórias infantis das crianças e suas famílias; analisar a identidade cultural; exercitar a prática de contar estórias; avaliar o interesse das crianças pela Literatura em geral, e pela representação de diversas narrativas como fonte de informações culturais, as quais somam-se as suas vivências concretas; e favorecer a interlocução entre a escola, as crianças e suas famílias tendo em vista o resgate de elementos culturais e as várias linguagens do agir e do pensar infantis. A partir de algumas atividades desenvolvidas junto às crianças, envolvendo materiais de literatura, as famílias foram sendo convidadas a comparecerem no CECI para contarem estórias de suas infâncias às crianças, no horário que lhes fosse viável, criando assim um espaço relacional escola-criança-família. O referencial teórico-metodológico apoiou-se em autores que atentam para as possibilidades e limites da preservação da tradição e da cultura popular, considerando-se as transformações sociais e culturais contemporâneas. A Literatura Infantil emergiu, nesse contexto, como mediadora destinada a aproximar a criança de práticas narrativas de contar estórias relacionadas com situações passadas, presentes ou imaginadas. Permitiu exercícios de dramatizações, desenhos, manipulação de livros, observação de imagens, oralidade, representação com fantoches. As estratégias de coleta dos dados priorizaram o diário de campo, questionários estruturados às famílias, imagens filmadas e/ou fotografadas de praticas cotidianas no CECI. A abordagem de analise foi prioritariamente a qualitativa considerando as crianças e suas famílias como fonte principal de coleta de dados, tendo a da participação direta da autora na rotina pesquisada e a atenção dada aos significados atribuídos aos participantes acerca dos processos analisados pela pesquisa
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Meigue Alves dos Santos
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