A avaliação como pauta : questões subjacentes ao Sistema de Avaliação do rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP)
Gisele ALves Balardin Niero
TCC
Português
TCC/UNICAMP N558a
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
86 f.
Orientador: Luis Enrique Aguilar
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Esta pesquisa estuda o impacto* do SARESP no cotidiano escolar, refletindo sobre a autonomia das práticas educativas das professoras, sobre o norte indicado por esta chamada "bússola" que pauta os afazeres escolares. Focaliza-se o modo como, o desenvolvimento de uma "cultura avaliativa", auxiliada...
Ver mais
Esta pesquisa estuda o impacto* do SARESP no cotidiano escolar, refletindo sobre a autonomia das práticas educativas das professoras, sobre o norte indicado por esta chamada "bússola" que pauta os afazeres escolares. Focaliza-se o modo como, o desenvolvimento de uma "cultura avaliativa", auxiliada por esta avaliação, cria "novas versões¿ da qualidade da educação. Utilizamos os pressupostos do SARESP como uma avaliação do rendimento escolar que traz indicadores educacionais capazes de subsidiar ¿a elaboração de propostas de inten/enção técnico-pedagógica no sistema de ensino¿. Daí compará-lo à uma "bússola" visto que este reorienta as ações escolares. Através de observação direta e entrevistas, verificamos a distância entre o SARESP "no papel" e na escola. Para tanto utilizamos a análise comparativa entre o texto dos documentos oficiais e o cotidiano escolar das professoras. Cotidiano este no qual pudemos encontrar professoras não trabalhando determinados conteúdos (significativos) em prol de outros "cobrados" pelo SARESP, ao mesmo tempo em que este visa subsidiá-las no desenvolvimento de ações de superação dos problemas de aprendizagem buscando situações de ensino mais significativas; simulando o SARESP, disciplinando os educandos para não perguntarem nem falarem durante a prova, enquanto este aspira ao fortalecimento e aperfeiçoamento de uma "cultura avaliativa não punitiva e fomentadora de mudanças qualitativas." Obsenvamos assim, a grande distancia entre aquilo que se diz fazer e aquilo que realmente se faz
Ver menos
A avaliação como pauta : questões subjacentes ao Sistema de Avaliação do rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP)
Gisele ALves Balardin Niero
A avaliação como pauta : questões subjacentes ao Sistema de Avaliação do rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP)
Gisele ALves Balardin Niero
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra