Educação continuada : percurso reflexivo da professora em formação
Rosana Cortes Mathias de Souza
TCC
Português
TCC/UNICAMP So89e
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
50 f.
Orientador : Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo caracteriza-se como pesquisa e tem como temática a formação continuada de professores que atuam na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Objetivei traçar uma linha do tempo onde descrevo o histórico dos cursos de educação continuada oferecidos pela rede pública,...
Ver mais
Resumo: O presente estudo caracteriza-se como pesquisa e tem como temática a formação continuada de professores que atuam na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Objetivei traçar uma linha do tempo onde descrevo o histórico dos cursos de educação continuada oferecidos pela rede pública, desde sua gênese até a atualidade, e posteriormente, com base em dados coletados, busco avaliar suas contribuições para a prática docente. Para subsidiar esta análise, fez-se necessário dar voz aos dois sujeitos envolvidos diretamente na elaboração e realização dos cursos: formadores e professores. O trabalho se inicia com um levantamento histórico dos programas de educação continuada, desde a década de 50 e até dias atuais, focando as ações promovidas pela Secretaria de Educação, atualmente denominadas "Orientações Técnicas". Em seguida, registro dados que foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas com duas formadoras, denominadas Assistentes Técnico-Pedagógicas (ATPS), que atuam na Diretoria Leste - Campinas, e traço um olhar analítico sobre minha trajetória pessoal enquanto participante destes encontros. Além das entrevistas, utilizo a aplicação de questionários, que foram respondidos individualmente por nove docentes que atuam em diferentes escolas da rede de ensino, e que participam dos cursos oferecidos. De posse dos dados coletados nas entrevistas e nos questionários, encerro o estudo fazendo uma análise sobre o conceito de educação continuada apresentado na literatura, retomando as vozes das ATPs e dos docentes, confrontando suas idéias, concepções, aspirações e vivências, possibilitando-me avaliar se os dois grupos possuem a mesma percepção acerca dos cursos
Ver menos
Educação continuada : percurso reflexivo da professora em formação
Rosana Cortes Mathias de Souza
Educação continuada : percurso reflexivo da professora em formação
Rosana Cortes Mathias de Souza
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra