O trabalho com a cultura em espaços de educação não-formal
Juliana Borges
TCC
Português
TCC/UNICAMP B644t
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
77f.
Orientador : Olga Rodrigues de Moaraes von Simson
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O presente trabalho pretende investigar as práticas relacionadas com a cultura de uma experiência de educação não-formal e prob1ematizá-las, à luz das teorias e conceitos estudados, buscando ocmpreender sua influência para uma proposta de caráter transformador. Uma instituição de educação não-formal...
Ver mais
O presente trabalho pretende investigar as práticas relacionadas com a cultura de uma experiência de educação não-formal e prob1ematizá-las, à luz das teorias e conceitos estudados, buscando ocmpreender sua influência para uma proposta de caráter transformador. Uma instituição de educação não-formal da região de Campinas foi escolhida para o trabalho de cainpo. Procurei analisar como ocorrem as escolhas em tomo do trabalho com a cultura nessa instituição, buscando as possiveis motivações para tais escolhas; busquei investigar a percepção que os sujeitos envolvidos (coordenadores, educandos, educadores, pais) tem em relação ao trabalho envolvendo a cultura e os efeitos em suas vidas; e procurei compreender como se constroi aspectos do que poderia ser o caráter transformador de uma proposta de educação não-formal, a partir do trabalho com a cultura. Porem, a ênfase não se deu na instituição em si ou em suas práticas específicas, e sim nas discussões suscitadas a partir dc ccnfrentc das cbservações cem e material teáricc estudadc. Para a realizaçác dc presente trabalhe, eptei pela pesquisa qualitativa. A pesquisa se valeu da cbservacáe participante que envolve simultaneamente a cbservaçác direta, a entrevista, a análise dccurnental, e a análise e interpretação des dades. As discussões teóricas concentraram-se nos temas relacionados a(s) cultura(s) e a educação näo-formal. Buscou-se fazer uma analise crítica sobre os mesmos, relacionando-os a um possivel caráter transformador de uma proposta de educação nãoformal. Apos o estudo pode-se afirmar a grande importância dos temas que envolvem a cultura para a discussão teorica e pratica da educação não-formal. Evidenciou-se também ser fundamental o envolvimento da comunidade nas escolhas, em torno da cultura, que envolvem a proposta e o cotidiano de uma instituição de educação nãoformal. Se os indivíduos não se tornarem sujeitos, se não se tornarem capazes de deixar sua azorca na cultura, ou seja, nas formas de viver, de produzir, de sentir e pensar o mundo, não há como fazer, como esperar que suas vidas sejam modificadas para melhor
Ver menos
O trabalho com a cultura em espaços de educação não-formal
Juliana Borges
O trabalho com a cultura em espaços de educação não-formal
Juliana Borges
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra