Higiene e educação : Arthur Ramos e a "criança problema"
Camila Tomasello de Oliveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP OL4h
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
39 f.
Orientador : Ana Archangelo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições para a Educação proporcionadas pelo livro "A criança problema: a hygiene mental na escola primaria", publicado pelo psicanalista Arthur Ramos em 1939, a partir de estudos de caso com mais de 2 mil crianças classificadas anormais,...
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Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições para a Educação proporcionadas pelo livro "A criança problema: a hygiene mental na escola primaria", publicado pelo psicanalista Arthur Ramos em 1939, a partir de estudos de caso com mais de 2 mil crianças classificadas anormais, feitos pelo Instituto de Pesquisas Educacionais (RJ.) na Seção de Ortofrenia e Higiene Mental. Com seu estudo, Arthur Ramos proporcionou um enorme avanço em relação aos conceitos de anormalidade e degenerescêncía de sua época, justificando que em 90% dos casos estudados, os problemas encontrados tinham origem nos relacionamentos sociais vivenciados pela criança, e não eram de fundo biológico. Após situar o modelo educacional vigente no período e apontar como ocorreu a introdução dos estudos psicanaliticos na educação brasileira, apresentaremos os principais pontos da obra em questão bem como as propostas educacionais apresentadas e por analisaremos a relevância e os avanços que os estudos proporcionaram no período histórico em que foram apresentados e quais suas conseqüências na atualidade
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