Os estudos sobre a deficiencia mental da Revista Brasileria de Educação Especial no periodo de 1992 a 2003
Camila Barbosa
TCC
Português
TCC/UNICAMP B234e
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
79 f.
Orientador : Angela Fatima Soligo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente investigação "Os estudos sobre a deficiência mental da Revista Brasileira de Educação Especial no período de 1992 a 2003" configura-se como um estudo bibliográfico, no qual se objetiva a verificação e análise das pesquisas divulgadas no periódico científico mencionado que trataram...
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Resumo: A presente investigação "Os estudos sobre a deficiência mental da Revista Brasileira de Educação Especial no período de 1992 a 2003" configura-se como um estudo bibliográfico, no qual se objetiva a verificação e análise das pesquisas divulgadas no periódico científico mencionado que trataram a temática da deficiência mental para o período da década de 90 e início do século XXI. Quanto aos procedimentos metodológicos, destacaram-se o levantamento quantitativo e qualitativo. O primeiro possibilitou a identificação de 16 textos sobre a deficiência mental, dos quais 9 artigos, do tipo relatos de pesquisa, foram privilegiados na presente análise. Também se verificou, principalmente, a existência de 8 pesquisas sobre estudos de caso e uma pesquisa histórica. Com relação aos temas dessas investigações, constatou-se a questão da alfabetização, da sexualidade, da integração e das concepções, todas elas voltadas à deficiência mental, evidentemente. A análise de conteúdo dos artigos científicos foi realizada conforme os seguintes aspectos: problemática de pesquisa, metodologia e resultados. No que tange aos resultados deste trabalho, a análise dos artigos permitiu identificar que a grande maioria dos estudos divulgados localizou os sujeitos participantes nas instituições de educação especial. Dessa forma, verificou-se a inexistência de estudos sobre a inclusão da pessoa com deficiência mental nas classes regulares da rede de ensino oficial. Por fim, este Trabalho de Conclusão de Curso permitiu a divulgação e discussão a respeito dos artigos sobre deficiência mental, diante das contribuições teóricas que afirmaram o evento dessa "excepcionalidade" enquanto construção histórica e social
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