Educação infantil : como se enunciam as mulheres que ocupam funções nesse universo ?
Julia Verginassi
TCC
Português
TCC/UNICAMP V587e
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
115 f.
Orientador : Roseli Aparecida Cação Fontana
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Frente aos muitos estudos acerca da criança pequena e suas relações com os espaços educativos, perguntava-me sempre pelas condições pessoais e profissionais das educadoras que com ela atuam. Dessas indagações nasceu o interesse em me aproximar dessas profissionais e documentar a visão que...
Ver mais
Resumo: Frente aos muitos estudos acerca da criança pequena e suas relações com os espaços educativos, perguntava-me sempre pelas condições pessoais e profissionais das educadoras que com ela atuam. Dessas indagações nasceu o interesse em me aproximar dessas profissionais e documentar a visão que têm de si no trabalho. Para tanto desenvolvi um estudo exploratório a partir de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com doze profissionais da educação infantil que atuam em Creches, com crianças de zero a três anos, com e sem formação específica na área. O roteiro das entrevistas abordava três grandes temas: dados pessoais, formação profissional e realização profissional. Ancorada em estudos sobre a profissão docente e sobre a constituição da identidade profissional, em especial
Vygotsky e Fontana, procurei reunir indicadores das características pessoais e profissionais presentes no grupo estudado, tomando para analise suas enunciações acerca da formação e da realização profissional, das vivências no trabalho e de como compreendem e significam a dimensão educativa de sua atividade profissional. Nessas condições de realização do estudo, pude apreender indicativos da superação de alguns discursos recorrentes entre essas profissionais até um passado recente, tais como a restrição do trabalho com crianças de zero a três anos ao cuidado, a idéia de que ser mulher e ser mãe basta para saber cuidar de crianças Ver menos
Vygotsky e Fontana, procurei reunir indicadores das características pessoais e profissionais presentes no grupo estudado, tomando para analise suas enunciações acerca da formação e da realização profissional, das vivências no trabalho e de como compreendem e significam a dimensão educativa de sua atividade profissional. Nessas condições de realização do estudo, pude apreender indicativos da superação de alguns discursos recorrentes entre essas profissionais até um passado recente, tais como a restrição do trabalho com crianças de zero a três anos ao cuidado, a idéia de que ser mulher e ser mãe basta para saber cuidar de crianças Ver menos
Educação infantil : como se enunciam as mulheres que ocupam funções nesse universo ?
Julia Verginassi
Educação infantil : como se enunciam as mulheres que ocupam funções nesse universo ?
Julia Verginassi
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra