Portfolios reflexivos na formação do professor de matematica dos anos iniciais do ensino fundamental
Fabiana Hisao Gutierre
TCC
Português
TCC/UNICAMP G985p
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
46 f.
Orientador : Anna Regina Lanner de Moura
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar as possibilidades formativas que os portfólios reflexivos proporcionam aos professores de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, elaborados num curso de formação de professores em Campinas, no Estado de São Paulo. Nos portfólios, os alunos...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar as possibilidades formativas que os portfólios reflexivos proporcionam aos professores de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, elaborados num curso de formação de professores em Campinas, no Estado de São Paulo. Nos portfólios, os alunos destacam suas percepções sobre as aulas da disciplina, refletem sobre a sua trajetória escolar, sobre suas aprendizagens e a influência das discussões da disciplina na evolução de suas concepções e práticas em relação aos processos de ensino e aprendizagem da matemática na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.Da análise dos portfólios reflexivos foi possível caracteriza-los como espaço de formação na medida em que possibilitou às alunas: o rememorar sua formação matemática escolar; o discutir e refletir sobre a formação na disciplina nos aspectos de ressignificação de conceitos, de mudanças na relação com a matemática; propor e realizar mudanças em suas práticas com seus alunos; propor mudanças à disciplina
Ver menos
Portfolios reflexivos na formação do professor de matematica dos anos iniciais do ensino fundamental
Fabiana Hisao Gutierre
Portfolios reflexivos na formação do professor de matematica dos anos iniciais do ensino fundamental
Fabiana Hisao Gutierre
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra