Concepção de infancia e educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem-terra (MST)
Nelia Aparecida da Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38c
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
65 f.
Orientador : Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa buscou conhecer os meandros que regem a concepção de infancia e educação dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, principalmente no que se refere as crianças pequenas antes da idade escolar. Entender como se processa a educação dentro do movimento, seus...
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Resumo: Esta pesquisa buscou conhecer os meandros que regem a concepção de infancia e educação dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, principalmente no que se refere as crianças pequenas antes da idade escolar. Entender como se processa a educação dentro do movimento, seus princípios, metodologias e forma de atuação em todos os seus aspectos nos faz perceber que existem outros modos de se educar nossas crianças, de formar novos cidadãos e de buscar a transformação social atraves do ato de educar defendido por Paulo Freire. Para isso buscou-se como fontes primárias entrevista com a coordenadora nacional do setor de educação infantil do MST e os documentos de organização do movimento e como fontes secundárias pesquisas acadêmicas que estudaram a infância no MST. Constatou que estas pesquisas não contemplaram as cirandas infantis e a pequena infância de 0 a 6 anos. Tecer novos meandros educacionais não e uma tarefa facil, muito pelo contrario e espinhosa, controversa e complexa, mas para os membros do MST nada acontece de forma facil ou simples em suas vidas, então construir esta nova educação, voltada para o coletivo, para o trabalho, para a formaçao do homem integral e só mais um desaflo que eles enfrentam, como tude que fazem na vida
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Abstract: Not informed
Concepção de infancia e educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem-terra (MST)
Nelia Aparecida da Silva
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