Ampliando as discussões acerca das ideologias que sustentaram os projetos da Nova Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, Lei n.º 9394 de 20/12/1996
Danielle Mangabeira de Jesus
TCC
Português
TCC/UNICAMP J499a
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
Orientador: Sergio Eduardo Montes Castanho
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) apresenta-se como o documento legal que define e regula o sistema educacional escolar no pais. A análise histórica e política do processo de tramitação que culminou na aprovação da atual LDB (Lei n° permitiu a aproximação com as...
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Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) apresenta-se como o documento legal que define e regula o sistema educacional escolar no pais. A análise histórica e política do processo de tramitação que culminou na aprovação da atual LDB (Lei n° permitiu a aproximação com as ideologias e com os jogos de interesses mais marcantes no período de discussão dos projetos de lei. No trabalho, buscamos analisar a influência da atuação de diferentes personagens com diferentes visões políticas e educacionais, muitas vezes antagõnicas, e que acabaram determinando os rumos e 0 encaminhamento para o processo de estabelecimento da redação final da "Nova Lei". A partir da análise bibliográfica e de entrevistas com autores envolvidos com a temática, a investigação, adotando uma perspectiva histórica, identificou distintas expressões de interesses no plano de fundo da construção e discussão desses projetos de lei, em consonância com o contexto histórico do momento em análise, repleto de novas perspectivas nos mais variados campos, inclusive o educacional. A educação, servindo como um terreno fértil para a expressão de concepções ideológicas diversas, acaba sendo usada, nesse contexto, para interesses via legislação educacional. O trabalho rastreia parte dessas camuflagens, desnudando-as e caracterizando-as
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Ampliando as discussões acerca das ideologias que sustentaram os projetos da Nova Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, Lei n.º 9394 de 20/12/1996
Danielle Mangabeira de Jesus
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