Quando a professora e os alunos enfrentam o fracasso escolar : aprendendo a ler e a escrever
Mariana Cristina Pedrassa
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP P342q
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
110 f.
Orientador : Roseli Aparecida Cação Fontana
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Neste estudo focalizo a problemática do fracasso escolar, a partir de duas perspectivas: a das políticas públicas estaduais destinadas a assegurar a permanência das crianças na escola como forma de enfrentamento e superação do fracasso escolar, desenvolvidas e implementadas desde a década de 80, e...
Ver mais
Neste estudo focalizo a problemática do fracasso escolar, a partir de duas perspectivas: a das políticas públicas estaduais destinadas a assegurar a permanência das crianças na escola como forma de enfrentamento e superação do fracasso escolar, desenvolvidas e implementadas desde a década de 80, e da concretude das experiências de ensino da escrita e da leitura vividas por mim, como professora, em uma sala de projeto, da rede estadual de ensino, em 2006, que reunia alunos que não se haviam
alfabetizado na 'la serie. As políticas públicas destinadas a superação do fracasso foram analisadas no intuito de compreender corno se chegou a criação da sala de projeto na escola. A analise foi conduzida a partir dos documentos produzidos pela Secretaria Estadual de Educação e daqueles produzidos em fóruns de debates por ela organizados sobre o Ciclo Básico, as Classes de Aceleração, a Progressão Continuada e a Recuperação de Ciclo. A análise da experiência na sala de projeto foi realizada a partir da documentação sistemática das relações de ensino produzidas ao longo de um ano letivo. Partindo da Ieitura positiva do chamado fracasso, tal qual a proposta por Charlot (2000) e da analise das praticas de alfabetização e letramento vividas, documentei o funcionamento cotidiano dessa classe, tendo como foco as relações estabelecidas entre professora I aluno, aluno I aluno no processo de apropriação e elaboração da língua escrita pelas crianças. Os documentos do processo vivido foram os textos de diversos gêneros literários produzidos no decorrer do ano, as propostas de atividades analíticas conduzidas pela professoras, todo o material escrito utilizado por ela e compartilhado com os alunos e o registro das relações de sala de aula, feito através de relatos por escrito, produzidos ao final de cada dia. Nesses relatos, eu procurava reconstituir as condições de produção do trabalho desenvolvido e indicadores da atuação e participação, minha e das crianças, na dinâmica relacional produzida Ver menos
alfabetizado na 'la serie. As políticas públicas destinadas a superação do fracasso foram analisadas no intuito de compreender corno se chegou a criação da sala de projeto na escola. A analise foi conduzida a partir dos documentos produzidos pela Secretaria Estadual de Educação e daqueles produzidos em fóruns de debates por ela organizados sobre o Ciclo Básico, as Classes de Aceleração, a Progressão Continuada e a Recuperação de Ciclo. A análise da experiência na sala de projeto foi realizada a partir da documentação sistemática das relações de ensino produzidas ao longo de um ano letivo. Partindo da Ieitura positiva do chamado fracasso, tal qual a proposta por Charlot (2000) e da analise das praticas de alfabetização e letramento vividas, documentei o funcionamento cotidiano dessa classe, tendo como foco as relações estabelecidas entre professora I aluno, aluno I aluno no processo de apropriação e elaboração da língua escrita pelas crianças. Os documentos do processo vivido foram os textos de diversos gêneros literários produzidos no decorrer do ano, as propostas de atividades analíticas conduzidas pela professoras, todo o material escrito utilizado por ela e compartilhado com os alunos e o registro das relações de sala de aula, feito através de relatos por escrito, produzidos ao final de cada dia. Nesses relatos, eu procurava reconstituir as condições de produção do trabalho desenvolvido e indicadores da atuação e participação, minha e das crianças, na dinâmica relacional produzida Ver menos
Quando a professora e os alunos enfrentam o fracasso escolar : aprendendo a ler e a escrever
Mariana Cristina Pedrassa
Quando a professora e os alunos enfrentam o fracasso escolar : aprendendo a ler e a escrever
Mariana Cristina Pedrassa
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra