Os portfolios como um instrumento avaliativo - formativo e reflexivo na formação docente
Maria Cecilia Cerminaro
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP C332p
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
95 f.
Orientador : Mara Regina Lemes De Sordi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Objetiva-se descrever experiência de utilização dos portfólios em um curso de pedagogia e identificar as razões da inserção deste instrumento, com.o uma forma de avaliação e acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Outro interesse do estudo é o de conhecer as percepções dos alunos...
Ver mais
Resumo: Objetiva-se descrever experiência de utilização dos portfólios em um curso de pedagogia e identificar as razões da inserção deste instrumento, com.o uma forma de avaliação e acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Outro interesse do estudo é o de conhecer as percepções dos alunos envolvidos nesta prática. Para tanto nos utilizamos de entrevistas semi-estruturadas a fim de compreender as lógicas avaliativas acionadas pelos professores e de questionários para conhecer, os significados e as aprendizagens que este procedimento trouxe a estes alunos. Constatou-se a valorização dos portfólios como texto possibilitador da expressão e da releitura da prática pedagógica, o potencial reflexivo do instrumento sua possibilidade de expressão da criatividade a partir da escritura e de repensar a formação. As fragilidades identificadas são decorrentes da inexperiência com o uso e da falta de tempo destes sujeitos para a elaboração e acompanhamento. Concluímos que a inserção pode e deve ser estimulada pelo enriquecimento que traz aos atores enquanto uma avaliação processual, pois o que se destaca são os significados de seu uso e a possibilidade de aprimorálo para contribuir com a formaaço docente
Ver menos
Os portfolios como um instrumento avaliativo - formativo e reflexivo na formação docente
Maria Cecilia Cerminaro
Os portfolios como um instrumento avaliativo - formativo e reflexivo na formação docente
Maria Cecilia Cerminaro
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra