Experimentações : deleu-guatta-roseando a educação
Davina Marques
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M648e
[Experimentations: deleu-guatta-rosa talking education]
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
84 p. : il. + 1 CD-ROM.
Orientador: Silvio Donizete de Oliveira Gallo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo : Reafirmando as potências que existem na filosofia e na literatura, através de encontros entre textos de Gilles Deleuze-Félix Guattari e de contos de João Guimarães Rosa, este trabalho discute a educação como plano de imanência, como promotora de agenciamentos, como experimentação....
Ver mais
Resumo : Reafirmando as potências que existem na filosofia e na literatura, através de encontros entre textos de Gilles Deleuze-Félix Guattari e de contos de João Guimarães Rosa, este trabalho discute a educação como plano de imanência, como promotora de agenciamentos, como experimentação. Destacam-se também, neste texto, além de imanência e agenciamento, o conceitos de rizoma; territorialização/desterritorialização/reterritorialização; e rostidade. A discussão teórica é atravessada por textos literários que vibram os conceitos. A literatura pulsa criação, é ritmo que convida a. A arte, tão presente nos escritos de Deleuze-Guattari, atualiza também aqui os conceitos filosóficos, repetindo-os. Nessa repetição, em uma escrita-experimentação, repleta de movimentos, atravessada, que pulsa, que segue caminhos tresloucados, que faz fugir e agir, que evita um único rosto, reafirma-se a potência da educação. Cumprindo seu papel de dissertação de mestrado em Filosofia da Educação, o texto busca movimentar o nosso pensamento em uma área aberta, povoada por filósofos e artistas, que a atravessam com seus saberes. Por sugestão dos membros da banca examinadora, anexei à dissertação o filme-apresentação em DVD que fiz para a exposição deste trabalho no dia da defesa. Uma experimentação também, outra linguagem para falar desta e pensar a educação
Ver menos
Abstract : Reassuring the potentiality of philosophy and literature, through encounters of texts by Gilles Deleuze-Félix Guattari and short stories by João Guimarães Rosa, we have considered education as a plane of immanence, as a possibility of assemblage, as experimentation. Other philosophical...
Ver mais
Abstract : Reassuring the potentiality of philosophy and literature, through encounters of texts by Gilles Deleuze-Félix Guattari and short stories by João Guimarães Rosa, we have considered education as a plane of immanence, as a possibility of assemblage, as experimentation. Other philosophical concepts will be observed in education: rhizome, territorialization/deterritorialization/reterritorialization, and faciality. The theoretical argument will be related to literary texts which are connected to the concepts. Literature pulses creation, it is an inviting rhythm. Art, so present in Deleuze-Guattari¿s writings, actualizes the philosophical concepts, and it repeats them. In repetition, in na experimentation-writing, full of movements, crossings, pulsations, that follows surprising paths, that causes flight and acting, that avoids an only face, we can assure the potentiality of education. It is a master¿s dissertation in Philosophy of Education that aims to make our thoughts of education more open, by interconnecting philosophy and art, and the ways their specific knowledge is intertwined. A film-experimentation used to present this dissertation is attached to the written material, as suggested by the examining board
Ver menos
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Orientador
Pinheiro, Ana Lucia de Godoy
Avaliador
Andrade, Elenise Cristina Pires de
Avaliador
Guimarães, Áurea Maria, 1950-
Avaliador
Experimentações : deleu-guatta-roseando a educação
Davina Marques
Experimentações : deleu-guatta-roseando a educação
Davina Marques
Exemplares
Nº de exemplares: 4
Não existem reservas para esta obra