O texto do professor no texto do aluno : intenções e significados
Maria Eugenia Ribeiro D'Elia
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP D379t
[The theacher's text on the student's text]
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
104f. : il.
Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa, embasada na teoria sócio-interacionista e na Lingüística Aplicada, procura analisar como se dá a mediação do professor no texto do aluno. Parte da análise dos bilhetes deixados pelas professoras nos textos produzidos pelos alunos de 3a. e 4a. séries do Ensino Fundamental e...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa, embasada na teoria sócio-interacionista e na Lingüística Aplicada, procura analisar como se dá a mediação do professor no texto do aluno. Parte da análise dos bilhetes deixados pelas professoras nos textos produzidos pelos alunos de 3a. e 4a. séries do Ensino Fundamental e traz também reflexões sobre a mediação oral, que se mostrou presente, tanto entre professoras e alunos como entre os colegas, no momento de produção e de reestruturação do texto. Ao analisar as diferentes maneiras adotadas pelas professoras para propor a produção e a reestruturação do texto, este estudo vem ressaltar a importância da mediação oral no momento de escrita e reescrita do texto e destaca a retomada coletiva do texto como um momento de maior reflexão e participação dos alunos em torno de sua própria produção escrita.
Ver menos
Ver menos
Abstract: The present research, based on the social-intercessionist theory and on applied linguistics, aim at analysing how the mediation of the teacher occurs in the student's text. It studied the messages left by the teachers of the third and fourth grades of Elementary and Junior High Schools in...
Ver mais
Abstract: The present research, based on the social-intercessionist theory and on applied linguistics, aim at analysing how the mediation of the teacher occurs in the student's text. It studied the messages left by the teachers of the third and fourth grades of Elementary and Junior High Schools in the texts produced by their students and, in addition, it presents reflections about the oral mediation, which was detected among teachers, students and colleagues at the moment of the text production and reorganization. By analysing the different forms teachers influence their students' text production and reorganization, this study enhances the importance of the oral mediation on the writing and rewriting of a text and points out the collective resuming of the text as the moment of the students' highest reflection and participation as far as their own production is concerned.
Ver menos
O texto do professor no texto do aluno : intenções e significados
Maria Eugenia Ribeiro D'Elia
O texto do professor no texto do aluno : intenções e significados
Maria Eugenia Ribeiro D'Elia
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra