Você não entende nada de criança mesmo! : - Formação de professoras de crianças pequenas. Onde está a orientadora?
Paula Cardoso Franco
TCC
Português
TCC/UNICAMP F848v
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
1 recurso online (84 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo sobre a formação continuada das professoras de crianças pequenas, entrelaçando com a função da orientadora pedagógica e considerando as diferenças e peculiaridades destas profissionais da Educação Infantil. É um Trabalho investigativo, baseado em...
Ver mais
O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo sobre a formação continuada das professoras de crianças pequenas, entrelaçando com a função da orientadora pedagógica e considerando as diferenças e peculiaridades destas profissionais da Educação Infantil. É um Trabalho investigativo, baseado em análises de. diários de campo de estágios feitos nos municípios de Campinas e Valinhos, em pesquisas bibliográficas, apoiadas em Iiteraturas que tratam do assunto, em especial as produções em italiano, bem como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs, dissertações e Teses) realizadas na Faculdade de Educação da UNICAMP. A partir da bibliografia estudada foi possível estabelecer uma relação entre
as docenfes, suas identidades profissionais e a formação predomínanft em nosso país. Assim, constata-se que. a formação acadêmica é. importante, mas a formação em exercício é fundamental, Sendo que uma não pode Substituir a outra. Porém, dados revelam que não existe uma preocupação com a formação das professoras de crianças pequenas nos cursos de graduação; prioriza-se o ensino fundamental. Assim, a profissional que atua na educação infanfil reproduz este modelo, escolarizando a Educação Infantil. Esta é considerada uma preparação para a escola fundamental, na qual as crianças devem ser 'treinadas para o acesso a primeira série. As educadoras, desta forma, são menos qualificadas que as de outros níveis de ensino, não precisam de sólida formação. E, muitas vezes, desconsidera-se as especificidades inerentes à educação de crianças pequenas, dissociando o educar' e o cuidar. Tudo isso, vem a ressaltar o imporfância da atualização permanente. Segundo a bibliografia italiana, a Orienfadora Pedagógica (denominada Pedagogista) 'em uma função muito específica dentro das creches: promover e coordenar a formação continuada. Mesmo que esta profissional não garanto o formação, exisfem vários fatores a serem considerados. Fatores estes abordados neste Trabalho Ver menos
as docenfes, suas identidades profissionais e a formação predomínanft em nosso país. Assim, constata-se que. a formação acadêmica é. importante, mas a formação em exercício é fundamental, Sendo que uma não pode Substituir a outra. Porém, dados revelam que não existe uma preocupação com a formação das professoras de crianças pequenas nos cursos de graduação; prioriza-se o ensino fundamental. Assim, a profissional que atua na educação infanfil reproduz este modelo, escolarizando a Educação Infantil. Esta é considerada uma preparação para a escola fundamental, na qual as crianças devem ser 'treinadas para o acesso a primeira série. As educadoras, desta forma, são menos qualificadas que as de outros níveis de ensino, não precisam de sólida formação. E, muitas vezes, desconsidera-se as especificidades inerentes à educação de crianças pequenas, dissociando o educar' e o cuidar. Tudo isso, vem a ressaltar o imporfância da atualização permanente. Segundo a bibliografia italiana, a Orienfadora Pedagógica (denominada Pedagogista) 'em uma função muito específica dentro das creches: promover e coordenar a formação continuada. Mesmo que esta profissional não garanto o formação, exisfem vários fatores a serem considerados. Fatores estes abordados neste Trabalho Ver menos
Você não entende nada de criança mesmo! : - Formação de professoras de crianças pequenas. Onde está a orientadora?
Paula Cardoso Franco
Você não entende nada de criança mesmo! : - Formação de professoras de crianças pequenas. Onde está a orientadora?
Paula Cardoso Franco
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra