A práxis na legislação nacional para a formação de professores de educação infantil e series iniciais do ensino fundamental
Darleng Arten
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Ar75p
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
56f.
Orientador: Rene Jose Trentin Silveira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente texto tem por objetivo discutir qual a abordagem que a legislação nacional para a formação de professores de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental tem da relação entre teoria e prática, compreendida como práxis, ou seja, unidade de categorias antagônicas em que...
Ver mais
Resumo: O presente texto tem por objetivo discutir qual a abordagem que a legislação nacional para a formação de professores de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental tem da relação entre teoria e prática, compreendida como práxis, ou seja, unidade de categorias antagônicas em que a existência de ambas depende da relação mútua entre elas. Parte-se do princípio de que a práxis pedagógica é urna atividade humana, real, concreta, social, consciente e que tem por objetivo a transformação da sociedade capitalista, sendo necessária a superação das contradições de classe. Nessa perspectiva, o educador assume papel de organizador da tomada de consciência da classe dita doutrinada, posicionando-se como intelectual orgânico. Para tanto, é necessária sólida formação política, visando proporcionar a esse profissional a compreensão da abrangência de sua atuação. A legislação que regulamenta a formação dos professores, por estar a serviço de um projeto político maior, do tipo de sociedade que se quer empreender, determina que tipo de profissional deve ser formado, tendo implicações diretas, na atuação pática do mesmo
Ver menos
A práxis na legislação nacional para a formação de professores de educação infantil e series iniciais do ensino fundamental
Darleng Arten
A práxis na legislação nacional para a formação de professores de educação infantil e series iniciais do ensino fundamental
Darleng Arten
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra