Referente e imagem na fotografia brasileira em fins do seculo XX
Diana de Abreu Dobranszky
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP D655r
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
120p. : il.
Orientador: Fernando Cury de Tacca
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Através da câmara obscura, a fotografia herdou características vindas da pintura quanto a representação tanto em termos estéticos como em relação aos conceitos de realismo. Ao mesmo tempo, seu mecanismo de funcionamento gerou discussões ao longo do tempo sobre sua verosimilhança e sobre sua...
Ver mais
Resumo: Através da câmara obscura, a fotografia herdou características vindas da pintura quanto a representação tanto em termos estéticos como em relação aos conceitos de realismo. Ao mesmo tempo, seu mecanismo de funcionamento gerou discussões ao longo do tempo sobre sua verosimilhança e sobre sua peculiar ligação com o visível. O que destaca-se na imagem fotográfica é a presença do referente necessariamente real, como coloca Roland Barthes. Essa sua condição de ligação com o real evidencia sua natureza diferenciada com relação as demais formas artísticas e, com isso, oferece-lhe novos recursos plásticos que influenciaram a arte principalmente no século XX, da mesma forma como foi influenciada por ela. Essa pesquisa tem como foco principal o referente fotográfico que oferece-nos questões e discussões quanto a natureza da imagem fotográfica;
que nos orienta no estudo de diferentes momentos da história da fotografia e que, por causa do experimentalismo na fotografia autoral, apresenta-se de inúmeras formas - o que aqui será ilustrado nas obras criadas em fins do século XX por seis fotógrafos brasileiros Ver menos
que nos orienta no estudo de diferentes momentos da história da fotografia e que, por causa do experimentalismo na fotografia autoral, apresenta-se de inúmeras formas - o que aqui será ilustrado nas obras criadas em fins do século XX por seis fotógrafos brasileiros Ver menos
Abstract: Not informed.
Referente e imagem na fotografia brasileira em fins do seculo XX
Diana de Abreu Dobranszky
Referente e imagem na fotografia brasileira em fins do seculo XX
Diana de Abreu Dobranszky
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra