Os que vivem da arte da musica : Vila Rica, seculo XVIII
Aldo Luiz Leoni
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP L554q
[Those who lives by the art of music]
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
185p. : il.
Orientador: Silvia Hunold Lara
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Durante o século XVIII na América portuguesa a atividade musical que funcionava como reforço das representações de emanação do poder monárquico esteve majoritariamente nas mãos de músicos pardos livres; principalmente em meados daquele século esses músicos que tinham uma marca indelével de...
Ver mais
Resumo: Durante o século XVIII na América portuguesa a atividade musical que funcionava como reforço das representações de emanação do poder monárquico esteve majoritariamente nas mãos de músicos pardos livres; principalmente em meados daquele século esses músicos que tinham uma marca indelével de ascendência escrava dominaram a profissão passando da identificação social pela cor e situação jurídica frente à escra'vidão a runa afirmação identitária que unia cor, condição, profissão etc. Esse estudo acompanha alguns daqueles indivíduos no intuito de entender a presença parda em lugares afastados da escravidão enfatizando sua trajetória rumo a uma identificação própria, diferentes dos cativos e também dos brancos
Ver menos
Abstract: During the x-vIII century, in porrnguese America, the musical activity working to reinforce d1e representation of the emanation of monarchial power was largely in the hands of free musicians of colar; mainly after the middle of that century, these musicians, who possessed the indelible...
Ver mais
Abstract: During the x-vIII century, in porrnguese America, the musical activity working to reinforce d1e representation of the emanation of monarchial power was largely in the hands of free musicians of colar; mainly after the middle of that century, these musicians, who possessed the indelible mark of slave ascendancy, domii1ated the profession-substituting social identification by colar and the juridical situation vis-à-vis slavery for an affirmation of identity that united color, condition, profession, etc. Trus study accompaníessome of those individuaIs with the intention of understanding the presence of free men of colar in spaces removed Eram slavery, emphasizing the pursuit of their own identity apart from both slaves and wrutes
Ver menos
Os que vivem da arte da musica : Vila Rica, seculo XVIII
Aldo Luiz Leoni
Os que vivem da arte da musica : Vila Rica, seculo XVIII
Aldo Luiz Leoni
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra