Corporalidade musical : as marcas do corpo na música, no músico e no instrumento
Jorge Luiz Schroeder
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Sch75c
[Musical comporatlity: the corporal marking on music, musician, and musical instrument]
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Com este trabalho eu pretendi, entre outras coisas, mostrar um modo de observar a atividade artística musical que fosse capaz de servir à reflexão educacional. Observando mais atentamente o trabalho de cinco músicos prestigiados no meio musical popular (Baden Powell, Egberto Gismonti,...
Ver mais
Resumo: Com este trabalho eu pretendi, entre outras coisas, mostrar um modo de observar a atividade artística musical que fosse capaz de servir à reflexão educacional. Observando mais atentamente o trabalho de cinco músicos prestigiados no meio musical popular (Baden Powell, Egberto Gismonti, Ulisses Rocha, André Geraissati e Michael Hedges), tentei esboçar uma noção, a da corporalidade musical, que permitisse a conjunção das muitas variáveis que entram em jogo no momento concreto da realização musical. Essa noção envolve não só as possibilidades de realização dos próprios músicos - suas facilidades e limitações - mas, também, as marcas que os diversos corpos de outros músicos historicamente cravaram nos instrumentos (neste caso o violão), nas músicas e nos modos de tocá-las. É a tentativa concreta e única de equilibrar o complexo jogo de forças resultante da interação entre essas diversas esferas de regulagem das ações musicais, ou seja, no momento da execução musical, que pode fazer aparecer mais visivelmente a presença de todas essas forças motoras, cognitivas, articulares, contextuais, históricas e culturais que compõem a atividade musical
Ver menos
Ver menos
Abstract: It was intended with this work, among other things, to demonstrate a way to observe the musical artistic activity that would be capable to serve mainly to the educational reflection. Observing more intently the work of five musicians sanctioned in the popular musical scenery (Baden Powell,...
Ver mais
Abstract: It was intended with this work, among other things, to demonstrate a way to observe the musical artistic activity that would be capable to serve mainly to the educational reflection. Observing more intently the work of five musicians sanctioned in the popular musical scenery (Baden Powell, Egberto Gismonti, Ulisses Rocha, André Geraissati and Michael Hedges), it was tried to sketch a concept, of musical corporealness, which allowed the conjunction of the many variables that set in at the concrete moment of the musical execution. This concept not only involves the possibilities of the execution of the musicians themselves - their abilities and limitations - but, also, the characteristics that the diverse bodies of other musicians have set historically at the instruments (in this case, the acoustic guitar), in the songs and in the different ways of performing. It is the concrete and unique attempt to balance the complex forces game resultant of the interaction between these various spheres of musical action regulations, that is, at the moment of the musical execution, which can make the presence of all these motor forces to illustrate more visibly, cognitive, articulated, contextual, historical and cultural that compose the musical activity
Ver menos
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Orientador
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Avaliador
Ayoub, Eliana, 1966-
Avaliador
Silva, Esdras Rodrigues, 1959-
Avaliador
Ferreira, Sueli
Avaliador
Corporalidade musical : as marcas do corpo na música, no músico e no instrumento
Jorge Luiz Schroeder
Corporalidade musical : as marcas do corpo na música, no músico e no instrumento
Jorge Luiz Schroeder
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra