Educação etnica : a pluralidade das propostas educacionais de origem germanica no estado de São Paulo
Maria Cristina dos Santos Bezerra
TESE
Português
T/UNICAMP B469e
[Ethnical education: the plurality of educational proposals of german origin in the State of São Paulo]
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
Orientador : Olga Rodrigues de Moraes von Simson
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo aborda a pluralidade das propostas educacionais de origem germânica no Estado de São Paulo a partir de 1863, data da fundação da primeira escola até a contemporaneidade. Traça-se a trajetória das escolas buscando apreender os aspectos que as fizeram ser, ao mesmo tempo, únicas,...
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Resumo: Este estudo aborda a pluralidade das propostas educacionais de origem germânica no Estado de São Paulo a partir de 1863, data da fundação da primeira escola até a contemporaneidade. Traça-se a trajetória das escolas buscando apreender os aspectos que as fizeram ser, ao mesmo tempo, únicas, mas pertencentes a um universo múltiplo. O objetivo é mostrar que, nessa organização educacional, havia tipos diferentes de escolas, de acordo com a classe social a que ela serviria e a religião predominante entre os educandos e que, nesse sentido, se processava uma complexa trama de diferenciação social e de manutenção de privilégios adquiridos via escolarização. Adotou-se a perspectiva histórico-sociológica na análise de diferentes fontes primárias produzidas pelo próprio grupo e que estão disponíveis em seus arquivos particulares, além das levantadas no Instituto Hans Staden e no Centro de Memória da Unicamp. Utilizaram-se ainda depoimentos orais coletados em entrevistas, iconografias e ainda as fontes secundárias. Do entrecruzamento desses vestígios do passado foi possível reconstruir as trajetórias que explicam como algumas delas conseguiram, uilizando diferentes estratégias, deixar a condição de escolas étnicas para se tornarem instituições escolares internacionais, a serviço não só do entendimento entre as duas grandes nações e culturas que as originaram, como também se tornarem o caminho escolhido por várias famílias não-teutas que desejam dar a seus filhos uma formação à altura dos desafios que o mundo globalizado hoje coloca aos futuros profissionais
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Abstract: Este estudo aborda a pluralidade das propostas educacionais de origem germânica no Estado de São Paulo a partir de 1863, data da fundação da primeira escola até a contemporaneidade. Traça-se a trajetória das escolas buscando apreender os aspectos que as fizeram ser, ao mesmo tempo, únicas,...
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Abstract: Este estudo aborda a pluralidade das propostas educacionais de origem germânica no Estado de São Paulo a partir de 1863, data da fundação da primeira escola até a contemporaneidade. Traça-se a trajetória das escolas buscando apreender os aspectos que as fizeram ser, ao mesmo tempo, únicas, mas pertencentes a um universo múltiplo. O objetivo é mostrar que, nessa organização educacional, havia tipos diferentes de escolas, de acordo com a classe social a que ela serviria e a religião predominante entre os educandos e que, nesse sentido, se processava uma complexa trama de diferenciação social e de manutenção de privilégios adquiridos via escolarização. Adotou-se a perspectiva histórico-sociológica na análise de diferentes fontes primárias produzidas pelo próprio grupo e que estão disponíveis em seus arquivos particulares, além das levantadas no Instituto Hans Staden e no Centro de Memória da Unicamp. Utilizaram-se ainda depoimentos orais coletados em entrevistas, iconografias e ainda as fontes secundárias. Do entrecruzamento desses vestígios do passado foi possível reconstruir as trajetórias que explicam como algumas delas conseguiram, uilizando diferentes estratégias, deixar a condição de escolas étnicas para se tornarem instituições escolares internacionais, a serviço não só do entendimento entre as duas grandes nações e culturas que as originaram, como também se tornarem o caminho escolhido por várias famílias não-teutas que desejam dar a seus filhos uma formação à altura dos desafios que o mundo globalizado hoje coloca aos futuros profissionais
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Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-
Orientador
Kreutz, Lucio
Avaliador
Campos, Maria Cristina Siqueira de Souza
Avaliador
Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-
Avaliador
Demartini, Zeila de Brito Fabri, 1946-
Avaliador
Educação etnica : a pluralidade das propostas educacionais de origem germanica no estado de São Paulo
Maria Cristina dos Santos Bezerra
Educação etnica : a pluralidade das propostas educacionais de origem germanica no estado de São Paulo
Maria Cristina dos Santos Bezerra
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