A criança como artesã das palavras : o trabalho com a poesia na educação da infancia
Adriana Gomes Venancio
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP V551c
[The child like a craftsman from words]
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
111p. : il.
Orientador: Luci Banks Leite
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Nessa dissertação, vamos desenvolver um trabalho teórico a partir de algumas das expressões escritas e faladas dos nossos alunos de 5 e 6 anos. Nesse sentido, vamos destacar possíveis semelhanças que parecem aproximar a linguagem das crianças ao próprio genero poético. Diante dos conceitos...
Ver mais
Resumo: Nessa dissertação, vamos desenvolver um trabalho teórico a partir de algumas das expressões escritas e faladas dos nossos alunos de 5 e 6 anos. Nesse sentido, vamos destacar possíveis semelhanças que parecem aproximar a linguagem das crianças ao próprio genero poético. Diante dos conceitos apresentados, indicaremos como referência para os nossos estudos, a tríade "som-imagem-pensamento", presentes nos módulos da melopéia, fanopéia e logopéia. Dessa forma, vamos refletir sobre a importância dessa tríade para o trabalho com a poesia na infância, diante dos processos que envolvem o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, na perspectiva histórico-cultural. Nesse sentido, vamos apresentar a poesia como uma possibilidade de ampliar ainda mais, o uso que as crianças já fazem dessa forma discursiva. Assim sendo entendemos também que essa experiência estética propiciada pela poesia, pode agregar subsídios importantes ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças
Ver menos
Resume: Dans cette dissertation, nous nous proposons de developper um travail théorique en ayant pour base des expressions écrites et parlées de quelques-uns de nos élèves âgés de 5 e 6 ans. Dans ce sens, nous y détachons de possibles ressemblances qui, à notre avis, rapprochent le langage des...
Ver mais
Resume: Dans cette dissertation, nous nous proposons de developper um travail théorique en ayant pour base des expressions écrites et parlées de quelques-uns de nos élèves âgés de 5 e 6 ans. Dans ce sens, nous y détachons de possibles ressemblances qui, à notre avis, rapprochent le langage des enfants à celui du genre pootique lui-mmme. Devant des concepts prrsentts par ce genre-ci, nous indiquerons comme rrffrence pour notre tude une triade formme par "son-image-pensse", qui peut tre aussi reprrsentte par le moyen des modules de la mmloppe, la fanoppe et la logoppe. De cette faaon, nous rrfllchissons l'importance de cette triade pour le travail p dagogique avec la popsie e la salle de classe, devant les processus qui couvrent le developpement du langage oral et ecrit des enfants sous la perspective historico-culturelle. Dans ce sens, nous pr sentons le travail avec la po sie dans la salle de classe d'alphabhtisation enfantine comme une possibilitl de rendre plus ample l'usage que les enfants ont l'habitude de faire de ce forme discoursive. Ainsi, nous entendons que cette experience esthstique rendue propice par la po sie peut donner d'importantes contributions au duveloppement du langage gcrit des enfants
Ver menos
Banks-Leite, Luci, 1944-
Orientador
Leite, Luci Banks, 1944-
Orientador
Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Avaliador
Souza, Regina Maria de, 1957-
Avaliador
Braga, Elisabeth dos Santos
Avaliador
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Avaliador
A criança como artesã das palavras : o trabalho com a poesia na educação da infancia
Adriana Gomes Venancio
A criança como artesã das palavras : o trabalho com a poesia na educação da infancia
Adriana Gomes Venancio
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra