Arqueologia da formação do professor : a nova ordem de discurso de educação nacional
Alexandre Ferreira da Costa
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C823a
[Archeology of the teacher education]
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
265p. : il.
Orientador: Celene Margarida Cruz
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O objeto desta pesquisa é a estrutura de formação do professor na nova ordem de discurso da educação brasileira, constituída entre os anos de 1995 e 2002. Situado entre os estudos discursivos da Lingüística Aplicada, este trabalho discute o estatuto da área em sua relação com a Lingüística,...
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Resumo: O objeto desta pesquisa é a estrutura de formação do professor na nova ordem de discurso da educação brasileira, constituída entre os anos de 1995 e 2002. Situado entre os estudos discursivos da Lingüística Aplicada, este trabalho discute o estatuto da área em sua relação com a Lingüística, de modo a poder propor uma arqueologia do processo de formação dessa nova ordem. A partir da revisão das noções de prática e estrutura nas obras de Mikhail Bakhtin, Umberto Eco, Michel Foucault, Pierre Bourdieu e Norman Fairclough, recuperam-se os paradigmas da dialogia e da objetivação como os axiomas. O recorte empírico da crítica do documento e o dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica são, então, estabelecidos como paradigmas para o estudo da cadeia textual na qual se localizam os discursos, os gêneros e os estilos que permitem identificar a nova estrutura de formação do professor. A partir da análise do tratamento da educação pelo Constituição Nacional de 1988, seguem-se os desdobramentos legais e institucionais que passam pela reformulação do Conselho Nacional de Educação, pela promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e chegam ao estabelecimento das diretrizes e dos parâmetros curriculares atuais. Pelo exame dos discursos da sociedade educacional organizada e da perspectiva neoliberal das reformas educacionais, interpretam-se os valores e os objetivos das mudanças organizacionais e epistemológicas do trabalho escolar e suas conseqüências identitárias para o professor. Finalmente, mediante a reconsideração da condição de sujeito do conhecimento do professor e da sua posição nas recentes transformações dos processos de profissionalização inicial e continuada ou em serviço, conclui-se que, apesar das possibilidades de inovação da nova estrutura epistemológica proposta pelos PCN, a episteme da formação do professor ainda é, institucionalmente, relativa à reprodução. O exame das relações intertextuais e interdiscursivas dos percursos constitutivos da nova ordem permite demonstrar que a formação 'para¿ o trabalho, como ¿atividade de ensino¿, e 'pelo¿ trabalho, como ¿formação em serviço¿, construiu-se em permanente conflito com a demanda de 'gestão democrática¿, seja como ¿gerenciamento autônomo dos recursos materiais da escola¿, seja como ¿elaboração competente das propostas político-pedagógicas da docência¿. O conflito dessas duas demandas históricas resolveu-se pela submissão de uma à outra: a adequação do trabalho escolar às necessidades da reorganização da atividade econômica superpôs-se à qualificação científica, pedagógica e política das praticas educativas
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Abstract: The aim of this research is to study the structure of teacher education in the new order of discourse of Brazilian education, constituted between the years 1995 and 2002 in our country. Placed among the discursive studies of Applied Linguistics, this work discusses the statute of this area...
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Abstract: The aim of this research is to study the structure of teacher education in the new order of discourse of Brazilian education, constituted between the years 1995 and 2002 in our country. Placed among the discursive studies of Applied Linguistics, this work discusses the statute of this area in relation to Linguistics, aiming at proposing an archaeology of the teacher development process in the new order of education. Based on the notions of practice and structure in the works of Mikhail Bakhtin, Umberto Eco, Michel Foucault, Pierre Bourdieu and Norman Fairclough, the paradigms of dialogy and objectivation are taken as the axioms that enable the operational use of the two notions. The research data of the criticism of the document and the theoretical and methodological apparatus of the Critical Discourse Analysis are, then, established as paradigms for the study of the empirical textual chain in which it is located the discourses, genres, and styles which allow the identification of the new structure of teacher education. It is analyzed not only how education is treated by the 1988 constitutional text, but also the legal and institutional measures ranging from the reformulation of the Conselho Nacional de Educação and the promulgation of the new Lei de Diretrizes e Bases da Educação to the establishment of the present curriculum guidelines and parameters. By examining the discourses of the organized educational society and the neoliberal perspective of the educational reforms, it is interpreted the values and objectives of the organizational and epistemological changes of school work and its identitary consequences for the teacher. Finally, through the reconsideration of the teacher as producer of knowledge and of his/her position in the recent transformations in the processes of pre-service and in-service teacher education, it is concluded that, in spite of the innovation possibilities in the new epistemological structure proposed by the Parâmetros Curriculares Nacionais, the episteme of teacher education is, institutionally, still relative to reproduction
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Cruz, Celene Margarida, 1945-
Orientador
Geraldi, João Wanderley, 1946-
Avaliador
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Avaliador
Magalhães, Maria Izabel Santos
Avaliador
Veiga Neto, Alfredo José da, 1945-
Avaliador
Arqueologia da formação do professor : a nova ordem de discurso de educação nacional
Alexandre Ferreira da Costa
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