Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
Lúcia Maria De Santis Barella. ¿
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B237a
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
Orientador : Sergio Antonio da Silva Leite
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita de jovens e adultos, alunos da FUMEC ¿ Fundação Municipal para a Educação Comunitária - identificando as possíveis relações com as práticas pedagógicas vivenciadas por estes. Tais práticas,...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita de jovens e adultos, alunos da FUMEC ¿ Fundação Municipal para a Educação Comunitária - identificando as possíveis relações com as práticas pedagógicas vivenciadas por estes. Tais práticas, por sua vez, referem-se a um processo de alfabetização baseado na perspectiva do letramento. A base teórica utilizada é a abordagem histórico-cultural e os estudos sobre letramento. A metodologia de pesquisa adotada é a abordagem qualitativa do tipo etnográfico. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas realizadas com os sujeitos no início e no final do processo, registros feitos pela pesquisadora em diário de campo e anotações feitas pelos alunos, sobre suas práticas de leitura e escrita, em diários individuais de leitura e escrita. Os resultados, produtos da análise das respostas emitidas pelos sujeitos nas entrevistas e anotações feitas por eles em seus diários, demonstram uma ampliação das práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos sujeitos, que podem ser relacionadas com as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o processo de alfabetização em sala de aula
Ver menos
Abstract: This research is aimed at describing the development of reading and writing practices of young and adult students at FUMEC - Municipal Foundation for Community Education - identifying the possible connections among the pedagogic approaches experienced by them. These practices, refer to a...
Ver mais
Abstract: This research is aimed at describing the development of reading and writing practices of young and adult students at FUMEC - Municipal Foundation for Community Education - identifying the possible connections among the pedagogic approaches experienced by them. These practices, refer to a process of teaching to read and write based on the literacy perspective. The theoretical basis used is the historic-cultural approach and studies about literacy. The research methodology used is the qualitative approach of the ethnographic type. Data were collected by means of interviews carried out with the subjetcs at the beginning and at the end of the process, notes taken by the reseacher on a fieldwork journal and notes taken by the students about their writing and reading practices on their individual journals. The results, outcome of both analysis of the answers given by the subjects and notes taken on their journals, give evidence of an enhancement to the writing and reading practices performed by the subjects, this can be related to the pedagogic approaches developed during the literacy process in the classroom
Ver menos
Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Orientador
Giubilei, Sonia, 1938-2023
Avaliador
Fiad, Raquel Salek, 1948-
Avaliador
Larocca, Priscila
Avaliador
Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Avaliador
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
Lúcia Maria De Santis Barella. ¿
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
Lúcia Maria De Santis Barella. ¿
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra