Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
Andrea Varsone Carreri
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C233c
[Everyday life school and curricular politics]
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
131f. : il.
Orientador: Maria Ines de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esse trabalho envolve uma investigação acerca de práticas pedagógicas no cotidiano escolar articuladas às políticas curriculares nacionais de ensino médio deflagradas no Brasil, a partir do final da década de 90. O aporte teóricometodológico da pesquisa está focado nas contribuições dos...
Ver mais
Resumo: Esse trabalho envolve uma investigação acerca de práticas pedagógicas no cotidiano escolar articuladas às políticas curriculares nacionais de ensino médio deflagradas no Brasil, a partir do final da década de 90. O aporte teóricometodológico da pesquisa está focado nas contribuições dos estudos de Michel De Certeau e Walter Benjamin. Foram entrevistados professore(a)s experientes que narraram como consomem as noções curriculares de "competências e habilidades" nos seus fazeres pedagógicos, especialmente na disciplina escolar química. Os resultados da investigação apontam para os efeitos de uma circularidade de discursos ocasionada pela permanente tensão entre políticas públicas e maneiras de fazer presentes no cotidiano escolar
Ver menos
Abstract: This work involves an inquiry concerning pedagogical practices in the everyday life school articulated to national curricular politics of high school in Brazil, from the end of 90's decade. The theorical-metodologic framework was constructed by the contributions of Michel De Certeau and...
Ver mais
Abstract: This work involves an inquiry concerning pedagogical practices in the everyday life school articulated to national curricular politics of high school in Brazil, from the end of 90's decade. The theorical-metodologic framework was constructed by the contributions of Michel De Certeau and Walter Benjamin¿s studies.Teachers had been interviewed and they had told as they consume the curricular notions of ¿competences and abilities¿, especially for teaching chemistry subject in high school. The results of the inquiry point with respect to the effect of a circulation of speeches caused by the permanent tension between public politics and ways to make practices in the everyday life school
Ver menos
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Orientador
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Avaliador
Guimarães, Áurea Maria, 1950-
Avaliador
Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Avaliador
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
Andrea Varsone Carreri
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
Andrea Varsone Carreri
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra