O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
Ramofly Bicalho dos Santos
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Sa59p
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
Orientador : Vera Lucia Sabongi De Rossi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho aborda os processos de elaboração de conhecimentos e de subjetividades na EJA. Partindo de uma situação compartilhada de ensino, no contexto de aulas de história, procura apreender indícios dos modos como os alunos significam objetos de conhecimento e, neste processo de...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho aborda os processos de elaboração de conhecimentos e de subjetividades na EJA. Partindo de uma situação compartilhada de ensino, no contexto de aulas de história, procura apreender indícios dos modos como os alunos significam objetos de conhecimento e, neste processo de conhecer, constituem-se, elaborando dimensões de sua subjetividade relacionadas a sua inserção na escola, na família, no trabalho, na igreja.
Na trama de elaboração de sentidos, indiciada nas relações de ensino, saberes escolares e saberes construídos em diferentes âmbitos da vida cotidiana mediatizaram-se em possibilidades dialógicas diversas. A produção dessa investigação esteve orientada pela
interlocução com os pressupostos teórico-metodológicos de autores que concebem a elaboração do conhecimento e a constituição da subjetividade humana como produzidas em
relações sociais concretas, definidas histórico-culturalmente, mediadas semioticamente,
cuja compreensão é possível mediante a análise dos processos de significação nelas produzidos. O estudo possibilitou entrever a diversidade de sujeitos que freqüentam cursos de educação de jovens e adultos em seus processos de constituição e de elaboração do
conhecimento e as implicações pedagógicas dela decorrentes Ver menos
Na trama de elaboração de sentidos, indiciada nas relações de ensino, saberes escolares e saberes construídos em diferentes âmbitos da vida cotidiana mediatizaram-se em possibilidades dialógicas diversas. A produção dessa investigação esteve orientada pela
interlocução com os pressupostos teórico-metodológicos de autores que concebem a elaboração do conhecimento e a constituição da subjetividade humana como produzidas em
relações sociais concretas, definidas histórico-culturalmente, mediadas semioticamente,
cuja compreensão é possível mediante a análise dos processos de significação nelas produzidos. O estudo possibilitou entrever a diversidade de sujeitos que freqüentam cursos de educação de jovens e adultos em seus processos de constituição e de elaboração do
conhecimento e as implicações pedagógicas dela decorrentes Ver menos
Abstract: The present work concentrates on the knowledge production process and in the subjectivities regarding the education of young and adults. Considering a co-operative education procedure, particularly the history matter, it tried to understand how students become subject of knowledge and, in...
Ver mais
Abstract: The present work concentrates on the knowledge production process and in the subjectivities regarding the education of young and adults. Considering a co-operative education procedure, particularly the history matter, it tried to understand how students become subject of knowledge and, in this same process, how they reveal dimensions of
their subjectivity concerning school, family, workplace, and church. In the scenery of senses elaboration, found in the education process, school learning and learning process obtained in different places of daily life are connected in diverse dialogical possibilities. This investigation was based on the theoretical and methodological principles of authors
that believe that, the elaboration of knowledge and human subjectivity are the results of social interactions, historical and culturally defined, through semiotic expression, which understanding become possible by analysing the meaning produced by them. The research tried to the reveal the diversity of the actors who attend courses for young and adults in
their process of elaborating knowledge and the educational results produced by it Ver menos
their subjectivity concerning school, family, workplace, and church. In the scenery of senses elaboration, found in the education process, school learning and learning process obtained in different places of daily life are connected in diverse dialogical possibilities. This investigation was based on the theoretical and methodological principles of authors
that believe that, the elaboration of knowledge and human subjectivity are the results of social interactions, historical and culturally defined, through semiotic expression, which understanding become possible by analysing the meaning produced by them. The research tried to the reveal the diversity of the actors who attend courses for young and adults in
their process of elaborating knowledge and the educational results produced by it Ver menos
De Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-
Orientador
Linhares, Celia Frazão Soares
Avaliador
Soares, Suely Aparecida Galli
Avaliador
Dias, Maria de Fátima Sabino
Avaliador
Bittencourt, Agueda Bernardete, 1950-
Avaliador
Azevedo, Leny Cristina Soares Souza
Avaliador
O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
Ramofly Bicalho dos Santos
O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
Ramofly Bicalho dos Santos
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra