Motivação no contexto escolar e desempenho academico
Carla Helena Manzini Genari
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G285m
[Motivation in school context and academic achievement]
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
121p. : il.
Orientador: Selma de Cassia Martinelli
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a existência de possíveis relações entre as orientações motivacionais e o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental, bem como verificar se diferentes níveis de desempenho acadêmico apresentam diferentes padrões motivacionais....
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Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a existência de possíveis relações entre as orientações motivacionais e o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental, bem como verificar se diferentes níveis de desempenho acadêmico apresentam diferentes padrões motivacionais. Participaram do estudo 150 alunos entre 9 e 12 anos de idade de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, que cursavam a 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. As orientações motivacionais intrínsecas e extrínsecas foram avaliadas mediante uma escala de motivação escolar, contendo 31 questões, 15 referentes a motivação intrínseca e 16 abarcando a motivação extrínseca. O desempenho escolar foi obtido por meio de uma prova elaborada pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP/2004). Os resultados mostraram que as orientações motivacionais e o desempenho acadêmico se relacionaram em alguns casos, mas que nem sempre essa relação foi clara e constante. Em relação à motivação intrínseca e o desempenho acadêmico, na quarta série os resultados apresentaram correlação significativa e positiva, revelando que quanto maior a motivação intrínseca, melhor o desempenho acadêmico apresentado pelos alunos. Na terceira série, as duas variáveis caminharam de forma independente. Não houve diferenças significativas entre os grupos com níveis de desempenho distintos, em ambas as séries. Em relação a motivação extrínseca e o desempenho acadêmico, tanto na terceira quanto na quarta série os resultados apresentaram uma correlação significativa e negativa entre os grupos com desempenhos distintos, revelando que quanto maior a motivação extrínseca, pior o desempenho acadêmico apresentado pelos alunos
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Abstract: The present research had the objective of investigating the existence of possible relationships between the motivational orientations and the academic achievement of elementary students, as well as investigating whether or not different levels of academic development are tied to different...
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Abstract: The present research had the objective of investigating the existence of possible relationships between the motivational orientations and the academic achievement of elementary students, as well as investigating whether or not different levels of academic development are tied to different motivational standards 150 countryside public school students aged between 9 and 12 were analyzed and both intrinsic and extrinsic motivational orientations were evaluated by the means of a survey. The questionnaire contained 31 questions: 15 of them related to intrinsic motivation and the other 16 to investigate extrinsic motivation. The student¿s school performance has been obtained through a test that was elaborated by the Evaluation System of the School Results from São Paulo (SARESP/2004). The results showed that the motivational orientations and the academic achievement are related in some cases, but that relationship has not always been clear and constant. On what regards the intrinsic motivation and the academic development, the results show that on fourth-graders the correlation is significant and positive, which reveals that the more intrinsic motivation students have, the better will their academic development be. On thirdgraders, however, these two characteristics are independent from one-another. Moreover, on both fourth and third-graders, there hasn¿t been any significant difference between groups with distinct development levels. On what regards the extrinsic motivation, the results show a significant negative correlation, which means that on both fourth and third-graders the more extrinsic motivation students have, the worse will their academic development be
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Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Orientador
Noronha, Ana Paula Porto
Avaliador
Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Avaliador
Bariani, Isabel Cristina Dib
Avaliador
Boruchovitch, Evely, 1961-
Avaliador
Silva, Dirceu da, 1957-
Avaliador
Motivação no contexto escolar e desempenho academico
Carla Helena Manzini Genari
Motivação no contexto escolar e desempenho academico
Carla Helena Manzini Genari
Exemplares
Nº de exemplares: 2
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