Aprendendo a ser trabalhadoras : mulheres no CEPROCAMP
Sandra Lopes Dias
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP D585a
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
77 f.
Orientador: Debora Mazza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo:O presente trabalho tem como cenário o CEPROCAMP - "Centro de Educação Profissional de Campinas Prefeito Antônio da Costa Santos" e nossa preocupação e discutir como se dá o processo de educação feminina de preparação para o trabalho entre as mulheres que freqüentam alguns cursos de...
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Resumo:O presente trabalho tem como cenário o CEPROCAMP - "Centro de Educação Profissional de Campinas Prefeito Antônio da Costa Santos" e nossa preocupação e discutir como se dá o processo de educação feminina de preparação para o trabalho entre as mulheres que freqüentam alguns cursos de qualificação básica dentre os oferecidos nesta-entidade de ensino. Pretendemos observar, descrever e analisar o fenômeno social da educação feminina voltada para o trabalho tendo como hipotese sua estreita relação com as desigualdades sociais que engendram a sociedade. Coletamos dados de mulheres estudantes no CEPROCAMP, levando em consideração fatores pessoais, históricos, sociais, políticos e culturais, de modo que eles sirvam para embasar uma reflexão quefiprocure elucidar as questões que englobam o assunto. Como campo de pesquisa e abordagem metodológica acompanhamos o desenvolvimento de 05 cursos Educação profissionalizante do CEPROCAMP. São eles: Auxiliar de Departamento Pessoal, Auxiliar de Secretária, Camareira, Governanta e Recepcionista Comercial, cuja participação predominantemente é de mulheres oriundas de classes populares. Por meio da pesquisa participante, acompanhamos aulas, estabelecemos vínculos, realizamos entrevistas informais, resgatamos fragmentos de histórias de vida de algumas mulheres, elaboramos gráficos e formulamos um questionário; tendo em vista: 1- identificar o perfil das mulheres que participam destes cursos profissionalizantes, 2- apreender os tempos, os conteúdos e os espaços que educam estas mulheres para o mundo do trabalho. Analisando os dados coletados no desenrolar da pesquisa, optamos por pensar a educação feminina para o trabalho numa abordagem sociológica. Visto que, vivemos em uma sociedade cada vez mais fragmentada, plural e excludente. As idéias neoliberais em curso no modo de produção capitalista, vêm provocando diminuição de inúmeras frentes de trabalho em virtude da inovação tecnológica e da logica de enxugamento dos direitos trabalhistas. Esta realidade poderia resultar em atitudes de desesperança por parte destas mulheres pouco qualificadas sob a ótica da empregabilidade e descrença frente a possibilidades de alcançarem espaços de trabalho. Porem, as mulheres pesquisadas no CEPROCAMP nos ensinam outras lições. Elas apresentam-se esperançosas de que pelo conhecimento, via formação profissional, vão conseguir condições emancipatorias tomando possível a transformação da vida pelo trabalho. Elas entendem que a esperança é condição de criação da utopia, dos sonhos. Para essas mulheres, os cursos oferecidos no CEPROCAMP configuram-se como elemento alternativo que incrementam o conhecimento, a vida pessoal e a inserção profissional
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Abstract: Not informed
Aprendendo a ser trabalhadoras : mulheres no CEPROCAMP
Sandra Lopes Dias
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