O brincar e a produção de cultura na educação infantil por crianças de 4 a 6 anos
Carolina Medure Elias Bergamini
TCC
Português
TCC/UNICAMP B452b
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
105 f. : il.
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre o brincar a partir de observações e leituras relacionadas a este aspecto que é fundamental no processo de produção de culturas infantis e construção de conhecimento entre as crianças na primeira etapa da educação básica, especificamente na pre-escola. As...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre o brincar a partir de observações e leituras relacionadas a este aspecto que é fundamental no processo de produção de culturas infantis e construção de conhecimento entre as crianças na primeira etapa da educação básica, especificamente na pre-escola. As visitas realizadas durante o estágio supervisionado no CEMEI Zoe Valente Bellocchio contribuíram oferecendo situações nas quais as brincadeiras aconteciam entre as crianças da turma AG III e a articulação das ideias de diferentes pesquisadores e estudiosos como; Kishimoto, Faria, Benjamin, Bondioii, entre outros no que se refere a brincadeira e a produção de cultura na Educação Infantil juntamente com a prática no CEMEI, tornaram possível compreender um pouco mais sobre como as relações entre as crianças acontecem com seus pares e com os adultos que convivem com ela no espaço educativo pré-escolar. Além disso, pude observar a postura da professora com relação a esses momentos e como vêem o brincar em sua prática pedagógica. Meu enfoque foi analisar as brincadeiras, os espaços oferecidos pelo CEMEI e o papel da professora no processo educativo, colaborando para o crescimento das crianças, organizando o tempo e o espaço de maneira prazerosa, instigante e desafiadora, refletindo sobre sua importância para as crianças na primeira infância e que possibilidades eia nos traz na ampliação de experiências infantis produzindo cuituras e construindo conhecimentos coietivamente. Outro aspecto reíevante tratado durante a pesquisa é a reflexão sobre a prática pedagógica da professora e das demais profissionais que trabaiham com crianças pequenas na pré-escola a partir do significado do que é ser criança para esses adultos dentro do processo educativo: lembrando que a criança é sujeito de todo processo ativo, participativo, que cria e vive cada momento intensamente, se conhecendo, conhecendo o outro e as diferentes culturas que estäo à sua volta, construindo dessa forma, sua identidade.
Ver menos
O brincar e a produção de cultura na educação infantil por crianças de 4 a 6 anos
Carolina Medure Elias Bergamini
O brincar e a produção de cultura na educação infantil por crianças de 4 a 6 anos
Carolina Medure Elias Bergamini
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra