Alunos com baixa visão e o uso de auxilios opticos em sala de aula
Daniela Alves dos Santos
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Sa59a
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
74 f.
Orientador: Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho busca a compreensão do desempenho visual de alunos deficientes visuais e em particular averiguar a inclusão educacional de escolares que possuem baixa visão e utilizam auxílios ópticos nas atividades da escola. Este estudo teve como objetivo pesquisar se o recurso Óptico...
Ver mais
Resumo: Este trabalho busca a compreensão do desempenho visual de alunos deficientes visuais e em particular averiguar a inclusão educacional de escolares que possuem baixa visão e utilizam auxílios ópticos nas atividades da escola. Este estudo teve como objetivo pesquisar se o recurso Óptico auxilia o escolar em sala de aula, sua opinião sobre o interesse em utilizá-Io e se ao fazer uso desse recurso sofreu ações relacionadas a constrangimentos por parte dos colegas. Trata-se de estudo qualitativo tendo como instrumento de pesquisa a entrevista aplicada por meio de questionário contendo 20 questões, desenvolvido por meio do estudo exploratório com a finalidade de conhecer as opiniões de escolares em relação ao uso do auxilio óptico e se este o beneficia ou interfere na aprendizagem e no relacionamento com os colegas da escola. Foram consideradas as características dos alunos, dos familiares, dos professores e dos colegas. Dos dez escolares que responderam ao questionário, oito (80%) declararam que o auxilio Óptico os auxiliava muito em sala de aula, um (10%) declarou que o auxílio óptico não o ajudava e outro (10%) declarou que o auxílio o ajudava mais ou menos. Sobre a opinião em gostar de utilizar o auxílio, dos dez entrevistados, seis, (60%) afirmaram gostar do auxílio, enquanto que quatro (40%) declararam não gostar. Verificou-se, também, que (50%) dos respondentes declararam sentir constrangimentos no uso do auxílio óptico devido às ações ou verbalização dos colegas e outros (50%) declararam não sentir constrangimentos devido ao uso. De maneira conclusiva, os resultados obtidos mostraram que a maioria gosta de utilizar o auxílio Óptico e compreende os beneficios que este pode trazer. Porém, reconhecem a importância de compreensão por parte das pessoas da inclusão e
aceitação daquele que se apresenta diferente Ver menos
aceitação daquele que se apresenta diferente Ver menos
Abstract: Not informed
Alunos com baixa visão e o uso de auxilios opticos em sala de aula
Daniela Alves dos Santos
Alunos com baixa visão e o uso de auxilios opticos em sala de aula
Daniela Alves dos Santos
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra